segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A LUTA DOS PROFESSORES - Os bastidores da negociação

A luta dos professores municipais de Maués ainda não terminou. O arrogante e insensível Belexo, prefeito de Maués, vetou a Lei aprovada na Câmara (sob pressão), sendo o veto derrubado pelos vereadores.
Nessa luta desigual, de um lado o poder executivo arrogante, insensível, inescrupuloso e suas barganhas, e de outro, a determinação de algumas lideranças educacionais e a luta de poucos bravos vereadores. Aqui temos o dever de mostrar quem é quem nessa luta desigual, mas determinante para a melhoria de vida da classe estudantil em nosso município, outras lutas virão, de outros setores como da saúde, por exemplo. Desta forma, se faz necessário tornar público, pois a função de vereador é pública, dizer quem é quem nesse jogo político e de interesses, muitas vezes ocultos, eis o perfil de cada um:
Pela classe de profissionais da Educação
Professores (as) Oziel Sá, Rachel Leão, Socorro Melo, Francinéia, Sirinei, Irineu, Bete Menezes e outros.
Vereadores e suas atuações:
Simildo Rocha - Simoca - grande articulador, amadurecido, sensato, negociador e grande amigo da causa educacional, mobilizou seus pares e deu grande contribuição para a redação da Lei que substituiu a original encaminhada pelo executivo. Tem grande futuro e merece respeito e admiração dos professores.
Júnior Leite - jovem vereador que tem se destacado por suas posições em favor do povo. No caso dos professores, se juntou ao vereador Simoca e Martinéia e levaram a causa dos professores adiante. Não recuou e se manteve firme em suas proposituras. Liderança nova e consciente de suas atribuições como vereador. Merece respeito dos professores.
Martinéia - vestiu a camisa e foi a luta. Junto com Simoca e Júnior Leite, sua participação foi de grande valia para o sucesso e resultado positivo da causa dos professores. Merece, como os demais, o respeito e admiração dos professores.
Heraldo CB - sempre em cima do muro, não se posicionou de forma concreta, se manteve a distância, observando para qual lado penderia. Não participou ativamente da causa dos professores, optou por articular nos bastidores, votou a favor dos professores por causa da PRESSÃO imposta pela classe estudantil, se a votação fosse secreta, talvez votasse contra.
Cléa Brasil - precisa dizer para que veio a Câmara de Vereadores e também de qual lado está, do povo ou dos interesses do executivo. Na última votação ficou em sua residência e foi preciso muita articulação para que ela comparecesse a Câmara e exercesse o dever de votar. A princípio, se recusou, mandou dizer que não estava. Isso é insensibilidade, é falta de vontade de exercer o mandato outorgado pelo povo de forma completa e incoerente com as atribuições do vereador que são, entre outras, aprovar leis, votar leis, propror leis, alterar leis, etc. Precisa tomar uma posição e não se deixar levar pelas barganhas do poder. Ainda precisa aprender muito e ser independente na sua consciência. Precisa pensar o futuro e conhecer melhor a realidade do nosso município. Precisa afogar seu ego e deixar fluir o seu coração. Em uma outra eventual disputa, NINGUÉM poderá contar com o seu apoio, pois é imprevisível e não assume uma postura determinada, variando de acordo com as conveniências.
Pastor Alci Santos - esse é um dos piores vereadores da história de Maués. Discursa bonito, invoca Deus, mas na realidade, está a serviço de seus interesses. Votou por empolgação e porque os professores se mobilizaram e pressionaram. Na última votação mesmo estando em Maués, FUGIU (se ESCONDEU) e não compareceu a sessão. Essa atitude covarde de um homem público, reflete sua real atuação na Câmara de Maués, defender seus interesses. Ele fugiu para que não houvesse quorum e desta forma, o veto do prefeito não seria derrubado. É um covarde, insensato e falso, pois diz ser oposição, mas morre de amores pela situação. O certo é que ele serve a Deus e mais ao Diabo. É a vergonha do poder Legislativo de Maués. Tem apenas discursos, ação, ZERO. Não merece nenhum respeito da classe estudantil e muito menos o nosso voto.
Miguel Gonçalves - foi um desastre a frente da administração da Câmara de Maués, muitas denúncias pesam sobre ele. No caso dos professores, na última sessão, teve um pouco de hombridade e deixou claro que não iria comparecer. Não compareceu, mesmo estando em Maués. Educação e interesses de classes que não a dele, não o interessam. Não merece o respeito dos professores e nem o voto.
Raimundo Rodrigues - eleito presidente da atual legislatura. Não compareceu a última sessão, estava viajando. Também votou a favor dos professores na empolgação da pressão.
Rodrigo Bentes - é da base do prefeito. Mesmo sendo da base, compareceu e votou a favor dos professores. Na última sessão se fez presente. Isto mostra que temas de relevância para o município ele deixa os interesses políticos e assume a função de vereador, comparecendo a uma sessão na qual seria decisiva para todos os professores de Maués. Parece que está aprendendo como se negocia e se comporta diante de grandes discussões parlamentares. Merece respeito e compreensão.
Nesse início de ano a batalha contra a corrupção e a favor da transparência continuará e estaremos acompanhando as atuações dos Senhores vereadores e do prefeito, sempre cobrando os interesses da coletividade de Maués.
As denúncias formuladas nos diversos órgãos do governo federal e estadual estão caminhando, e estaremos acompanhando e exigindo que as mesmas sejam executadas na forma da lei.
A nossa luta é em favor do povo de Maués, principalmente daqueles menos informados que são objetos de manipulação pelo poder público através de ações de cunho eleitoreiro transvestidos de benefícios.

Um comentário:

  1. Esperamos que o nosso povo mausense, possa observar as atitudes desses vereadores, pois em nenhum momento estes cidadãos públicos que não tem compromisso nenhum com a população de Maués estão desempenhando a função de vereador. Pois o papel do vereador é representar o povo fiscalizar os atos do prefeito na administração dos recursos do municipio, elaboar e votar leis, projetos que possam benefeciar a população e não apenas a si próprio.

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG