segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

LONGEVIDADE - Os primeiros resultados com os longevos de Maués












Acabou agora a pouco, no Museu do Homem de Maués, a apresentação e exposição dos primeiros resultados da pesquisa sobre a longevidade observada e comprovada na população idosa de Maués. A pesquisa é coordenada pela UnATI/UEA e Universidade Federal de Santa Maria (RS).



Com a presença das autoridades do município, de convidados e idosos, o Coordenador da pesquisa, Dr. Euler Ribeiro, fez a apresentação e resumiu a importância da pesquisa e seus primeiros resultados. A pesquisadora Dra. Ivana Cruz, fez a apresentação dos resultados preliminares obtidos, mostrando os números comparativos entre a população idosa de outros municípios amazonenses e Maués. Como já é do conhecimento, a população idosa de Maués é de 1% acima de 80 anos, enquanto no Brasil é de apenas 0,5%. Na pesquisa realizada através de coleta de sangue e questionários, os longevos de Maués possuem baixa incidência de ACV, diabetes e hipertensão. Segundo a pesquisadora, Dra. Ivana, esses resultados apontam para o uso contínuo ou esporádico do guaraná, do consumo de peixes, de farinha de mandioca, castanha do Brasil, tucumã, cuja dieta amazônica já está sendo estudada.



O Dr. Euler informou que já esteve na Espanha e que também foi convidado pela Universidade de Nova Yorque para palestrar sobre o estudo do idoso de Maués. A comunidade científica se interessou tanto que também esteve presente na apresentação de hoje, o Dr. James, pesquisador norte-americano.



A equipe agradeceu o apoiou dispensado pelo poder público na pessoa do Senhor Prefeito Belexo e de toda a equipe de governo que contribuíram para o sucesso da pesquisa.



Outros resultados serão expostos posteriormente à sociedade de Maués, esses resultados, são apenas o começo de uma longa pesquisa que interessa a toda a população mundial, finalizou a Dra. Ivana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG