segunda-feira, 6 de maio de 2013

Empresa americana quer saborizar água com o guaraná de Maués


Josene Araújo
Foto: Bryan Levy

O guaraná de Maués será saborizado nos Estados Unidos. A informação é do pesquisador Euler Ribeiro, doutor em Gerontologia Biomédica, diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade UnATI/UEA que esteve em Maués acompanhado da pesquisadora Ivana da Cruz, doutoura em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul e do canal de TV CBS de New York.

A equipe foi recebida pelo Secretário de Cultura e Turismo Benedito Teixeira na manhã desta segunda-feira (06). As pesquisas sobre a longevidade do povo de Maués e as potencialidades do guaraná que fazem parte do livro “Dietas da Amazônia” despertou o interesse da empresa norte americana administrada por brasileiros.

“Eles descobriram a pesquisa de Maués e querem saborizar a água que eles distribuem nos Estados Unidos com o sabor do guaraná e para isso precisa que tenha a participação de pesquisadores cientistas” informou.

O produto será lançado nos Estados Unidos tendo como convidado o prefeito de Maués Pe. Carlos Góes. Dr. Euler vai aos Estados Unidos para fazer consultoria e mostrar as propriedades reais do guaraná. Na sede da EMBRAPA a equipe formada por Michael Jurcovac, Daniel Figur, Paul Kuhn, Stephanie Shu, Kevin Chao, Patricia Alves, teve a oportunidade de filmar a Lenda do Guaraná apresentada pelo Conto Tribal das companhias de dança Maraguás, Porantim e Corpo de Dança de Maués e visitou a produção artesanal do guaraná na Ilha de Vera Cruz.

Na contrapartida o médico anunciou que a Liga será premiada com R$ 20 mil reais e a escola que melhor contar a Lenda ganhará um computador. O aluno Marcos Souza da Escola Estadual São Pedro foi o primeiro a dar sua versão. Pesquisadores brasileiro, espanhóis e portugueses tentam desvendar as causas do expressivo número de idosos no município de Maués, no Amazonas, onde há o dobro de pessoas com mais de 80 anos do que a média nacional. “Temos aqui muitos idosos com mais de 80 anos que ainda tem filhos resultado das potencialidades do guaraná em estudo”, finaliza Euler Ribeiro.

Marcadores-divulgação-americanos-querem-saborizar-água-com-guaraná-de-maués

Ascom

Assessoria de Comunicação

(92) 93468822

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG