terça-feira, 14 de maio de 2013

Informativo da Prefeitura Municipal de Maués‏

terça-feira, 14 de maio de 2013

DIVULGAÇÃO

Balancete da Prefeitura chega a Câmara

A Prefeitura Municipal de Maués enviou a Câmara Municipal na tarde de segunda-feira o balancete financeiro do mês de janeiro. No conteúdo constam Balancete de Receita, Despesas, Cálculo de Restos a Pagar, Cálculos aplicados na Educação, Saúde, Assistência Social entre outros dados. De acordo com a Secretaria de Finanças o envio dos balancetes será feito todos os meses independente de pedido dos vereadores. A demora na conclusão dos balancetes se deu em razão de informações pendentes da ex-administração. A Prefeitura trabalha para colocar no ar nos próximos dias o Portal da Transparência, desta forma a Prefeitura de Maués promoverá acesso amplo e objetivo aos dados da aplicação dos recursos públicos municipais. Os cidadãos poderão acompanhar a gestão das finanças da administração direta e indireta por meio das seções sobre despesa e receita. Assim, será possível acompanhar a destinação dos recursos arrecadados, provenientes em grande parte dos impostos pagos pelos contribuintes.

Prefeitura itinerante será dia 18 na Comunidade do Bom Jesus

Dando continuidade ao atendimento das comunidades rurais acontece no próximo dia 18, mais uma ação da Prefeitura Itinerante. Secretários municipais estarão acompanhando o prefeito Pe. Carlos Góes na viagem que será realizada na Comunidade Bom Jesus, na Cabeceira do Rio Pupunhal.

SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INICIA NESTE DIA 13 EM MAUÉS

A programação de Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes iniciou nessa segunda-feira (13) e segue até 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Maués, a programação, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem como foco o abuso online, ou seja, crimes virtuais, praticados através da internet. Hoje (13), o trabalho foi voltado a palestras educativas em escolas municipais, através de técnicos da Semas, em parceria com o Conselho Tutelar. De acordo com o Departamento Técnico da secretaria, a ideia é envolver além dos estudantes, os pais de alunos, alertando para os riscos da criminalidade virtual. No dia 14 será a vez dos pais e estudantes da rede estadual de ensino. Além de palestras, a programação inclui panfletagens em bares, hotéis, restaurantes e embarcações, com objetivo de alertar a sociedade sobre a problemática e despertar a responsabilidade do tema na população. O ponto alto da Campanha de Enfrentamento acontece no dia 17, antecipando a data oficial (18), numa manifestação com todos os setores envolvidos, programada para sair da escola Turma da Mônica, no bairro Ramalho Jr, com chegada à Praça de Alimentação, onde serão apresentados os resultados do evento. Segundo informações da Semas, as crianças e adolescentes da zona rural não vão ficar de fora dessas atividades, já que a secretaria, desde a semana passada, vem disponibilizando material para os professores trabalharem de diversas formas a mobilização nas comunidades, culminando com manifestação semelhante à da cidade, no dia 17.

SOBRE A DATA

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido, decretando a impunidade dos criminosos. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos dessas pessoas. De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil”. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

MÃES AGRADECEM PREFEITO PELA FESTA DO DIA DAS MÃES

O Prefeito de Maués Pe. Carlos Góes celebrou o Dia das Mães durante todo o final de semana. As comemorações iniciaram na sexta-feira com a festa que levou mais de três mil mães ao Ginásio Leão Martinelli. A festa foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. No domingo Pe. Carlos presenteou as mães através do Programa de Rádio e em seguida acompanhado da Secretária de Assistência Social Ruth Ana Góes, visitou várias residências de mães idosas que fazem parte do Centro de Convivência do Idoso. As comemorações enceraram na Comunidade de Vera Cruz no domingo. Os alunos da Escola Higina Rolim fizeram apresentações e Dona Ivaneide aproveitou para brincar e dançar com o prefeito.

PREFEITURTA INCENTIVA PRODUÇÃO DE CULTURAS NA ZONA RURAL

O incentivo a produção e expansão do cultivo do guaraná e as culturas de abacaxi, banana, macaxeira e outras culturas será uma das metas do governo do prefeito Pe. Carlos Góes. No final de semana ele visitou a Comunidade São José do Paricá onde IDAM e SEGER realizaram palestras sobre nutrição, associativismo e cooperativismo. Durante o encontro foi exibida a reportagem do Amazônia Rural feita com os produtores de Guaraná.

O prefeito assegurou ao gerente do IDAM Ademir Bentes apoio com funcionários que atuam na área técnica agrícola para dar suporte às ações que serão desenvolvidas no interior do municipio. O prefeito almoçou com os comunitários e assistiu à partida de futebol entre Barcelona e IDAM.

MAUÉS SERÁ PROJETO PILOTO DO PROSAI NO INTERIOR

O municipio de Maués será projeto piloto do Programa de Saneamento Integral – PROSAI que foi apresentado no último sábado, no Museu do Homem para os Secretários Municipais e ao prefeito Pe. Carlos Góes. A equipe técnica que forma a Unidade Gestora foi apresentada sob a coordenação do Secretário de Governo José Milton com assessores da área de engenharia e ambiental e um consultor do BID Mário Yano.

A ideia do PROSAI nasceu em 2009 na gestão do Governador Eduardo Braga e atualmente tocada pelo Governador Omar Aziz. Maués é o primeiro município do interior do Amazonas a receber o PROSAI, seguindo o modelo implantado em Manaus no PROSAMIM.

A equipe apresentou ao prefeito as etapas que precisam ser cumpridas. De acordo com Zé Milton em novembro de 2012 a operação foi aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e o contrato de empréstimo deverá ser efetuado até o mês de junho com o Governo do Estado.

O programa tem previsão de 35 milhões de dólares, sendo 24 milhões e meio repassado pelo BID e 10 milhoes de dólares pelo Governo do Estado, incluindo custos diretos, indiretos, custo de modernização de procedimentos e equipamentos.

O governador Omar Aziz já anunciou que nove municípios também serão beneficiados com obras do PROSAI seguindo o modelo de Maués.

O prefeito de Maués Pe. Carlos Góes falou do empenho da Prefeitura em tocar a obra. Agradeceu ao consultor do BID Mario Yano pelos investimentos no municipio. “Quero que você leve a nossa gratidão aos nossos parceiros deste projeto, tenho me dedicado porque será mais uma prestação de contas do nosso governo com a população”, disse, o prefeito.

IDOSOS TERÃO ACESSO A DIAGNÓSTICO DA OSTEOPOROSE

O médico geriatra Dr. Euler Ribeiro confirmou para o mês de agosto Ação de Saúde voltada para atender os idosos do municipio de Maués. Em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, o médico trará a cidade o aparelho de ultra-sonometria óssea, para diagnosticar a osteoporose.

O aparelho, além de medir a densidade óssea pela quantidade de cálcio nos ossos, é capaz de detectar seu nível de flexibilidade. Dr. Euler informou que estão planejados mil atendimentos. Cerca de 200 milhões de pessoas sofrem de osteoporose no mundo. Só no Brasil, são 15 milhões de casos, 7,5% do número mundial. 80 mil fraturas de quadril estão relacionadas à osteoporose no Brasil. Desses pacientes, 15 mil morrem.

As mulheres são as que precisam ter mais cuidados. Depois da menopausa, uma em cada três poderá ter a doença. A chance de uma mulher sofrer de osteoporose chega a ser quatro vezes maior que nos homens.

SEMOSP CONCLUI ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO DONGA MICHILES NESTA SEMANA

A Secretaria Municipal de Obras continua realizando os serviços de recuperação da iluminação pública do municipio. As equipes estão concluindo os serviços do Bairro Donga Michiles e deve ser iniciada a recuperação das luminárias do Bairro do Éden e Ramalho Junior. O Secretário Francisco Almeida, “Pachico”, informou que a SEMOSP continua realizando normalmente a coleta de lixo na cidade.

Assessoria de Imprensa

Josene Araújo - 93468822

Rafael Michiles - 92122650

Josimar Martins - 94011503

Josimar Andrade – 92260568

Marcadores:divulgação-informativo-da-prefeitura-de-maués

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG