domingo, 23 de junho de 2013

MAUÉS 180 ANOS - ESPORTE E BELEZA NA PRIMEIRA NOITE DE ANIVERSÁRIO DE 180 ANOS DE MAUÉS


Foto: Chamel Flores e Bryan Levy
texto :Rafael Michiles
A comemoração do aniversário de 180 anos de Maués começou em grande estilo. A cidade se envolve numa maratona que vem misturando esporte, cultura e beleza. Na primeira noite de festa, na sexta-feira (21) o complexo da avenida Antarctica foi o palco do Expression Session Night, um evento inovador e com recorde de público para assistir ao campeonato noturno de wakeboard, envolvendo outros esportes alternativos que despertaram a curiosidade da população.
 
 
 
 
O vice-prefeito, Dr. Gute esteve presente com secretários do governo e disse ser uma honra participar de um evento desse esporte. Segundo ele, o governo não vai medir esforços para resgatar e valorizar a prática esportiva, no sentido de aproximar e socializar a população. No primeiro momento, lutadores de jiu jitsu em diversas categorias fizeram apresentação em um tatame montado sobre uma balsa, que serviu de palco para o evento. Houve também participação de capoeiristas e dança de rua (hip hop). Na pista, skatistas empolgaram os espectadores, com manobras radicais que exigem esforço físico e criatividade. A cada salto os olhares se mantinham atentos às rampas e os aplausos incentivavam os atletas, com destaque ao campeão de skateboard “Manguaça”,que veio a convite da Secretaria de Cultura e Turismo. O público pôde prestigiar também outras modalidades esportivas como os atletas do slackline, um esporte que exige equilíbrio e concentração e que vem ganhando cada vez mais espaço em nossa cidade e no gosto popular.
Um dos grandes momentos foi o momento do campeonato de “wake”. O wakeboard é uma modalidade esportiva que consiste em executar manobras em cima de uma prancha, rebocado por uma lancha Quase 20 atletas participaram da disputa, em que foi avaliada a melhor performance. Um dos desafios é o equilíbrio em cima da prancha. Quem levou a melhor foi o experiente Rogério Fernandes, que faturou R$ 500. O atleta também pratica surf e já participou de vários campeonatos, inclusive na pororoca (onda formada pelo encontro do Rio Amazonas com o oceano). Ele agradeceu a torcida e homenageou a mãe de um dos organizadores. Houve premiação também para o segundo e terceiro colocado, somando R$ 1.000 só no wakeboard. Radical foi a apresentação do flyboard.
O ponto alto da noite foi o concurso Musa Wake, que apresentou 10 moças escolhidas previamente pela coordenação. Cada uma tinha torcida personalizada, com balões e gritos de apoio. A cada entrada os aplausos e palpites foram se dividindo. O desfile se dividiu em duas apresentações, sendo uma de traje esporte e outra em traje social. A escolhida do público e dos jurados foi a estudante Jéssica Serra (17), que esbanjou beleza e simpatia, abocanhando o título. Lana Pereira (20) ficou em segundo lugar e a terceira colocação foi para Daiane Bernardo (19). Na competição de som automotivo houve empate e o prêmio foi dividido.
A estrutura do evento ficou por conta da Secretaria de Cultura e Turismo, que providenciou desde a montagem de barracas para venda de comidas e bebidas, banheiros químicos localizados no trecho do circuito, até o som e iluminação no local.

 
EXECUTIVA DO PT VISITA MAUÉS APOIAR O GOVERNO DE PE.CARLOS GÓES

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) está em Maués e reuni neste sábado (22) com os militantes petistas e o prefeito de Maués Pe. Carlos Góes que chegou acompanhado do Presidente Regional do PT, João Pedro Gonçalves, o Secretário Geral do PT, Alex Ximango e chefe de politicas públicas na Secretaria Estadual de Articulação e Políticas Públicas aos movimentos sociais e populares, Adilson Vieira, tesoureiro regional do PT e superintendente adjunto de operações no governo e Gilza Batista, Secretária de assuntos institucionais do PT e chefe de administração na Funasa.
No percurso a Comitiva visitou o Centro de Lazer Tunicão, onde acontecem as competições do campeonato de skateboard que fazem parte das comemorações dos 180 anos de Maués e a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e reunindo os militantes no Auditório da Escola Santina Prado.
João Pedro Gonçalves destacou que Maués é um município de grande visibilidade e que foi confiado ao prefeito Pe. Carlos criar um novo governo. “Além de partidos precisamos da sociedade organizada para compor conosco e foi dado ao Pe. Carlos um crédito político. “Temos que pensar permanentemente o governo do PT em Maués, temos a responsabilidade de avaliar porque a sociedade tem direito de cobrar”, destacou.
A diretora de relações públicas do PT, Gilza Batista, que contribuiu com a organização do partido no município disse que o prefeito é do PT, mas o governo é do povo. “Viemos dizer que o PT de Maués faz parte desta força politica que está mudando o Brasil. As oligarquias ficaram no passado e em seis meses não podemos dar respostas imediatas, o povo tem que acreditar”,disse.
O presidente da Câmara, Raimundo Rodrigues (PSD) disse que está para somar no governo do novo prefeito. O vereador petista Zequinha Gondim, enfatizou que o governo do PT em Maués é um marco histórico para o partido.
Em discurso o prefeito Pe. Carlos destacou que quebrou paradigmas em Maués, quando foi eleito pelo PT. Para ele o apoio do partido fortalece o governo municipal. “Estamos começando a amadurecer, o novo sempre faz com que a gente busque sempre o melhor, pensando no coletivo. As insatisfações são naturais”, disse. Ele lembrou que o PT é um dos responsáveis pela mudança democrática no país. “Apoio as manifestações são legitimas, só não concordo com o que queriam fazer ‘tomar a Prefeitura’. Se em 2000, fosse eu o prefeito, as famílias de Maués não teriam sofrido. Mostramos que aqui tem ordem e justiça. Assim governamos zelando pela segurança do nosso povo”, disse. O prefeito externou que vem se sentindo a vontade para governar.

Um comentário:

  1. Oi Aldemir.
    Maués possui uma pista pública (ou particular) de skate?
    Se sim, poderia nos informar o endereço para incluirmos no proejto Skateparks do Brasil?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG