quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Em Cessão de Tempo na Aleam, presidente do Sindicato dos Jornalistas fala do Dia do Repórter Fotográfico e da precarização das relações de trabalho

Manaus, 03 de setembro de 2015.
 
Dep. José Ricardo (PT)
         
Wilson Reis - Pres, Sindicato dos Jornalistas
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, Wilson Reis, participou na manhã desta quinta-feira (3) de Cessão de Tempo para falar sobre o Dia do Repórter Fotográfico, comemorado no dia de ontem (2/9), e da precarização das relações de trabalho, com demissões que afirma não engrandecerem a profissão. O autor dessa Cessão de Tempo foi o deputado José Ricardo Wendling (PT) e aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
“O nosso profundo respeito a todos os repórteres fotográficos, que colaboram diariamente com a informação, transformando as fotos do dia em notícia. Mas, ao mesmo tempo, lamentamos o avanço da precarização das relações de trabalho, o que afeta diretamente a produção real do jornalismo”, comentou Wilson Reis, informando que em 2014 e 2015 houve aumento substancial das demissões de jornalistas, passando de cem profissionais, incluindo os repórteres fotográficos, nos veículos de comunicação da cidade.

            Para ele, mesmo com a crise política e econômica, não justificam essas demissões, que muitas das vezes vão parar na justiça por falta de comprimento de direitos trabalhistas. “Somente em julho deste ano, um jornal impresso da cidade demitiu 25 profissionais. É nosso dever e obrigação, enquanto Sindicato, estar ao lado desses jornalistas e, se preciso for, ir à Justiça para garantir seus direitos”, afirmou Wilson, finalizando que, em meio a esse imbróglio, sempre haverá espaço para uma grande foto, com o objetivo da sociedade ser bem informada.
            De acordo com José Ricardo, é justa a homenagem a esses profissionais tão importantes para a comunicação e que lutam diariamente por melhorias nas relações de trabalho. “Nosso mandato dá voz a todos os segmentos e categorias e apoiamos as lutas dos trabalhadores em busca da valorização profissional. Parabéns a todos os repórteres fotográficos pelo seu dia”.
Sobre o repórter fotográfico 
O repórter fotográfico tem a função de transmitir o registro fiel de uma situação através das lentes de sua câmera. As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, e até mesmo registrando sentimentos.
Publicada pelos Diários Associados, empresa pertencente a Assis Chateaubriand, a Revista O Cruzeiro foi lançada em 1928 como uma publicação semanal de variedades, de circulação nacional, e tornou-se um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já conheceu. No início da década de 1940, incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil.
Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. A relação entre a narração de fatos e a fotografia se consolidou através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.
O compromisso com a realidade dos fatos é o que concede a devida importância para a atuação de um repórter fotográfico. O seu trabalho, bem como as funções dos demais profissionais do jornalismo, é de grande relevância para toda a sociedade, pois registra os fatos como eles realmente acontecem, tornando possível conhecê-los.

Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
  

Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG