sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Maués, uma cidade com vocação turística


Artigo

Professor Luizinho Aguiar

A cidade de Maués é uma das mais antigas do Estado do Amazonas, este ano, completou 182 anos de História oficial, conhecida como a Terra do Guaraná, esse torrão fica localizado ao oeste do Estado do Amazonas, fronteira com o Pará, é uma jóia ainda a ser lapidada.
Falar que Maués é uma cidade que tem vocação para o turismo, é suscitar argumentos que possam justificar essa afirmação. E começaríamos destacando a beleza que a natureza benevolente lhe concedeu. Logo ao avistarmos a cidade, deparamos com o encontro das águas entre o rio Urariá e o rio Maués-Açu que outrora, cerca 40 anos atrás, formava um redemoinho com alguns metros de altura, infelizmente hoje não ocorre mais este fenômeno.
Na frente da cidade está uma das mais belas paisagens deste país, formado pela Ilha da Conversa, Praia da Juliana, Ilha da Vera Cruz, no verão, as praias do Éden, Lombo e a mais famosa de todas, a praia da Ponta da Maresia. Esta praia ainda fora mais linda, infelizmente no início da década de 70, um prefeito mandou derrubar mais 2 mil árvores desde a usina de pau rosa do senhor Magaldi, até o fim da ponta, ocasionando um dano ecológico irreparável, como consequência emergiu uma grande erosão deixando a praia careca e com pouca areia. Isso ocorreu porque na aquela época não existia por parte da população uma consciência ecológica, é bem verdade que hoje existe um pouco mais, mas o insuficiente para se cuidar bem do meio ambiente. Os atrativos naturais não é só privilégio da cidade, da área urbana, penetrando ao interior tanto pela região do Urupadi, Urariá, Apocuitaua e outros rios, vamos deparar com paisagens deslumbrantes e quase intactas. São ilhas, igarapés, furos, lagos habitat de variedades de peixes, quelônios, pássaros e outros animais silvestres, além de grande variedade de espécies da nossa rica floresta.

O município já possui duas áreas de preservação do Desenvolvimento Sustentável: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Urariá, composta por um complexo hidrográfico diversificado, englobando paranás, furos e igarapés, além dos lagos da região do Lago Grande, a RDS possui uma fauna rica em espécies, principalmente no período mais cheio do rio. A outra, é a Estação Ecológica Alto Maués, criado pelo governo Federal, possui uma das maiores concentrações de primatas do mundo, além de abrigar mais de 600 espécies de aves, é um santuário ecológico.
Mas Maués, não tem somente a vocação para o turismo ecológico, a riqueza cultural do município é extraordinário, aqui residem artistas de vários seguimentos culturais, como: pintores, artísticas plásticos, artesãos, músicos, poetas, cantores, compositores, bailarinos, grupos de danças, lendas e muitos outros que apresentam suas artes, por ocasião dos inúmeros eventos que a cidade realiza, como: réveillon, Carnaval Popular, festa do Divino Espírito Santo, aniversário da cidade, festival folclórico da Ilha da Vera Cruz, Festival de Verão, Festa do Guaraná. Existem muitos motivos para se conhecer Maués, além do que já foi exposto, nosso povo é realmente hospitaleiro, gosta de fazer amigos, de viver em comunidade.
Porém, é importante ressaltar que para viabilizar esse tipo de turismo, ou mesmos os outros, mister se faz criar uma política de turismo, ou seja, um conjunto de atividades e estratégias, elaboradas pelo governo em parceria com comunidade, principalmente, com os setores mais diretamente envolvidos como: donos de restaurantes, hotéis, pousadas, proprietários de barcos de linha e outros. Elaborar um plano de desenvolvimento turístico, isto é, tomar um conjunto de medidas, de tarefas e atividades por meio dos quais se pretende atingir as metas, o detalhamento e os requisitos necessários para ordenação e a exploração das áreas com potencialidades turísticas. Nesse sentido os alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Pública- TGP da UEA elaboraram um excelente trabalho denominado de Mostra do Inventário do Município de Maués, nele está contido um diagnóstico que apresenta uma série de informações básicas nas áreas de infra-estrutura de apoio ao turismo, como: caracterização da demanda turística, gastronomia, meios de transporte, hospedagem, lazer e entretenimento, atrativos turísticos naturais, culturais, eventos, e atividades econômicas relacionadas ao turismo. Neste documento os alunos apontam às fortalezas e fraquezas ligadas a área turística.
 Este trabalho pode ser uma importante ferramenta para nossas autoridades se basearem e proporem políticas públicas para o setor. O turismo é uma das mais importantes fontes de arrecadação de divisas e nós estamos com faca e o queijo na mão, a natureza já fez sua parte, agora cabe a nós e principalmente aos nossos governantes, tomarem as medidas cabíveis e corretas em consonância com nossa vocação, se isso ocorrer estaremos dando um grande passo para alavancar a economia de nossa bela cidade.
Professor Luizinho Aguiar
O autor é Formado em Ciência Política e Pedagogia
Maués, 11 de setembro de 20015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG