terça-feira, 15 de setembro de 2015

José Ricardo cobra da Assembleia convocação de secretário de Saúde

Manaus, 15 de setembro de 2015.
 
Dep. José Ricardo (PT) Foto de arquivo
               O deputado José Ricardo Wendling (PT) cobrou hoje (15) que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) aprove requerimento de sua autoria que solicita a vinda do novo secretário de Estado da Saúde (Susam), Pedro Elias, para explicar em Audiência Pública sobre as políticas públicas de saúde, redução de plantões nos hospitais, contratação de funcionários concursados e convênios firmados com os hospitais do Estado. “Caso os deputados da base do Governo não aprovem meu requerimento, vou fazer essa Audiência pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (da qual é presidente). Só não podemos é continuar com esses desmandos e descaso na saúde”, declarou.

            De acordo com o parlamentar, não é de hoje que vem denunciando problemas nos hospitais, na saúde do Estado. Pacientes reclamam do mau atendimento, da longa espera para consultas, exames e realização de cirurgias. Por outro lado, funcionários terceirizados reclamam de atraso de salários e de não pagamento de direitos trabalhistas. “Inclusive, já denunciei essa situação no Ministério Público”, destacou, ressaltando que, enquanto isso, concursados aprovados da Susam cobram do Governo do Estado pelas suas convocações, alvo também de denúncia por ele no Ministério Público, juntamente com o deputado Luiz Castro (PPS) e deputada Alessandra Campêlo (PCdoB).


Agora, José Ricardo relatou que estão surgindo novos escândalos na saúde: funcionários terceirizados que trabalham no Hospital Francisca Mendes estão ameaçando parar as suas atividades por atraso no pagamento de salário; e ex-secretário da Susam está sendo acionado pelo Ministério Público Federal (MPF), que questiona convênios do Estado com hospitais, dentre eles o Santa Júlia, e solicitou o bloqueio de bens, que foi acatado pela Justiça. “Precisamos saber que convênios são esses”.

Cobrança para aprovar “Plano de vistoria periódica nas escolas”
O deputado José utilizou o exemplo da Escola Estadual Petrônio Portela, no Dom Pedro, para mostrar a importância da Assembleia aprovar o Projeto de sua autoria que prevê vistoria periódica nas escolas, a cada dois anos, para garantir não apenas a segurança dos prédios, mas dos estudantes e dos profissionais.

Desde 2012, ele denunciou a situação dessa escola no Ministério Público do Estado (MPE), junto com os vereadores Waldemir José e Professor Bibiano, ambos do PT, como ainda da Escola Estadual Humberto Campos, no Alvorada, pela demora nas obras de reforma. E somente agora, depois de cinco anos, o Governo do Estado anunciou a sua reinauguração, que passa a funcionar em tempo integral.

“E essa situação se repete em muitas escolas. Uma ampla maioria das escolas estaduais está com problemas sérios, caindo aos pedaços por falta de manutenção. E quando passa por reforma demora uma “eternidade” para ser entregue, estando, muitas vezes, inacabadas e com pendências estruturais”, afirmou.

Assim está a situação da Escola Estadual Romerito Brito, no Juruá, onde alunos e professores esperavam há mais de um ano para a conclusão das obras de reforma. A escola agora foi entregue e as aulas foram iniciadas, mas alunos já denunciaram que a reforma não foi concluída. E da mesma forma aconteceu em três escolas estaduais de Urucará (Ramalho Júnior, Lázaro Ramos e Balbina Mestrinho), onde as obras de reforma demoraram anos, chegando ao conhecimento do Ministério Público. “Agora, a “toque de caixa”, entregaram as escolas, mas, segundo professores, muita coisa ainda por terminar. Vou continuar cobrando. Se o governador não tiver um plano efetivo, vamos continuar nessa situação. Um prejuízo para os estudantes e para a qualidade do ensino do Amazonas”, concluiu.

Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ (92) 8244-3264/ (92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com

Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Um comentário:

  1. Este é o único Deputado que vem lutando pelo povo do Amazonas.Deputado vá em Maués,e ajude nosso Prefeito,nosso município não tem um representante,o eleito com os votos de nosso povo.virou as costas para o município,porque o Prefeito é seu Adversário politico e foi quem o derrotou nas eleições para prefeito.

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG