domingo, 27 de novembro de 2011

TCE do Amazonas já condenou 50 ex-prefeitos neste ano

Matéria do Diário do Amazonas -
domingo 27 novembro 2011 . 22:13 . Atualizado às 21:00
D24AM


27 Nov 2011 . 01:00 h . Daniel Jordano . portal@d24am.com
Só no mês de outubro quatro prefeitos tiveram as contas do exercício 2009 reprovadas pelo TCE, três do PMDB.

Manaus - O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) condenou de janeiro a outubro deste ano 18 prefeitos e 50 ex-prefeitos de municípios do interior. Os dados estão disponíveis no site da instituição, mas não é possível verificar os motivos das condenações e nem o valor das multas aplicadas pelo tribunal e pedidos de ressarcimento de recursos.

Só no mês de outubro quatro prefeitos tiveram as contas do exercício 2009 reprovadas pelo TCE, três do PMDB: de Urucará, Fernando Falabella (PMDB); de São Sebastião do Uatumã, Carlos da Silva Amora (PMDB); de Santa Isabel do Rio Negro, Eliete da Cunha Beleza (PR), e Agnaldo da Paz Dantas (PMDB).

Os ex-prefeitos mais conhecidos condenados pelo TCE neste ano foram Washington Regis, que administrou o município de Manacapuru e teve as contas do exercício 2006 julgadas irregulares no mês passado. Em julho, o ex-prefeito de Maués e hoje deputado Sidney Leite (DEM) também teve as contas reprovadas pelo TCE.
Existem casos em que o mesmo administrador chegou a ter as contas reprovadas em três dos quatro anos de mandato, como foi o caso do ex-prefeito de Alvarães Delmiro Barbosa de Lima. Ele teve as contas de 2005, 2006 e 2008 rejeitadas.

Também é possível identificar que o TCE julgou neste ano as contas de ex-prefeitos ainda do exercício de 1992 e 1993. Waldomiro Gomes, ex-prefeito de Manicoré, teve as contas referentes ao exercício de 1992 julgadas irregulares somente no dia 25 de agosto deste ano.

O presidente do Tribunal, Júlio Pinheiro, afirmou que o TCE irá julgar todos os casos inclusive os antigos. De acordo com ele, o tribunal está adotando novas regras para analisar a prestação de contas de todas as instituições.
@portald24am Facebook Google Plus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG