domingo, 6 de novembro de 2011

A terra do Guaraná já se prepara para festa que atraia milhares de pessoas a Maués, no Amazonas

Matéria do Jornal A Crítica Digital
Cidade recebe investimentos em infraestrutura para receber turistas e ampliar horizontes da produção do guaraná e das potencialidades do município


Manaus, 06 de Novembro de 2011
ANTONIO XIMENES Vídeo
Galería
Áudio
Infográficos

As jovens maueenses, criadas na cultura do guaraná, se apresentam como candidatas ao título de rainha da festa (Antonio Ximenes)

A 32ª Festa do Guaraná de Maués espera atrair aproximadamente 20 mil pessoas. Ambev, prefeitura e Governo do Estado disponibilizam R$ 1,7 milhão para o evento. Segundo os organizadores com o recapeamento da pista e a criação da brigada de combate a incêndios do aeroporto municipal, cerca de 24 voos devem acontecer entre Manaus e Maués nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, quando acontecerá a festividade.

A cidade (a 267 quilômetros de Manaus) já está em ritmo de festa e os ensaios das três agremiações que dançam a Lenda do Guaraná têm movimentado a população. Durante os três dias de festa atrações esportivas, turísticas e culturais tomarão conta da orla de areias brancas do município do médio Amazonas. Na música, os grupos Rabo de Vaca, Detonautas e a dupla sertaneja Menotti e Fabiano se apresentarão nos dias 2, 3 e 4, respectivamente.

Longevidade

Com 52 mil habitantes e uma das taxas de longevidade mais elevadas do Brasil (Maués tem faixas de idosos entre 100, 90 e 80 anos vivendo de maneira lúcida), a cidade quer transformar em marketing nacional e até mesmo internacional, as qualidades do guaraná. Segundo recentes pesquisas científicas capitaneadas por especialistas do Brasil e da Espanha, entre eles Euler Ribeiro, diretor geral da Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade, da UEA), o guaraná tem propriedades que combatem o colesterol e a má circulação sanguinea, características essas fundamentais para evitar problemas do coração.

Investimento

Segundo o prefeito Miguel Paiva, conhecido por ‘Belexo’, a cidade tem investido em infraestrutura para receber o maior número possível de turistas. “Esta é uma rentável indústria e nós temos praias, florestas, guaraná e uma das melhores qualidades de vida para oferecer a quem nos visita”, comentou.

A construção do porto na orla é outro movimento em direção ao aumento de turistas na região. Motivada a não ser coadjuvante da vizinha Parintins, Maués investe para se transformar em um polo agroeconômico, cultural e turístico.

Rainha

Com forte influência da etnia Sateré-Mawé, povo indígena que vive há mais de 300 anos na região, as jovens que disputam a coroa de rainha da Festa do Guaraná, a maioria morenas, se preparam à base de uma dieta que não descarta o pó de guaraná. Vaidosas e dispostas a representarem uma das culturas mais tradicionais da Amazônia, elas se desdobram para manter o peso com longas caminhadas pela orla. A rainha será conhecida no dia 26 de novembro, depois de uma série de avaliações.

Americanos conhecem o município

Os norte-americanos Michael Coskun e Jeff Olivet, especialistas em transformar lixo em energia sustentável, estiveram na cidade para conhecer o aterro sanitário que está sendo construído dentro das normas de sustentabilidade ambiental. Convidados da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), que também planeja levá-los a outras cidades do Estado, eles tiveram acesso ao tradicional fruto de guaraná.

“É uma fruta surpreendente pelas qualidades energéticas e a região é muito bonita”, disse Coskun depois de ter visitado a comunidade de Nossa Senhora de Lourdes no rio Curuçá, há uma hora e meia de lancha do município. O presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, foi quem apresentou o fruto de guaraná para o norte-americano. “Ele veio para conhecer um aterro e aproveitou para manter contato com a cultura dos ribeirinhos, o que foi interessante para nós”, disse Cavalcante.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG