segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

BID INICIA EXECUÇÃO DO PROSAI EM MAUÉS


Assessoria da Prefeitura de Maués
Fotos: Bryan Levy

Yvon Mellinger - projetista do BID

Maués - A execução do Programa de Saneamento Integral de Maués (Prosai) iniciou na manhã desta segunda-feira(17) com uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que chegou ao município.

Está é a primeira missão após a assinatura do contrato. Os representantes do Banco cumprem uma extensa agenda até a próxima quinta-feira (20).  A equipe, que também envolve técnicos do Prosai, está realizando encontro com todas as instituições envolvidas nas etapas do Programa. O especialista em saneamento do BID, Yvon Mellinger, apresentou aos setores da municipalidade todos as exigências que devem ser cumpridas pelo município para que de fato o recursos seja liberado. Na tarde de hoje ele apresentou o Plano de Trabalho que passa pelo fortalecimento da gestão pública que foi acompanhado pelo prefeito pe. Carlos Góes (PT) e os secretários municipais.

De acordo com o coordenador do programa, José Milton, a missão é de análise final para verificar se o município está cumprindo as cláusulas do projeto, para poder pleitear os recursos internacionais.

"O contrato já foi assinado pelo governador Omar Aziz, com a diretoria do BID e o governo já deu um adiantamento para o município, sendo esse o recurso que já está sendo empregado no projeto", informou.

Após essa "missão" o próximo passo é rever planos orçamentários, lançar licitações, aprimorar os planos de melhoramento de infraestrutura, coleta de resíduos sólidos, ativação do aterro sanitário, melhoria da produção agrícola. "Esses são sub projetos, além da melhoria da gestão administrativa, fazem parte da construção paralela ao Prosai no município", pontuou.

O Prosai é um projeto paisagístico urbano, orçado em R$ 70 milhões que vai sanear igarapés, remodelando a paisagem além de beneficiar comunidades rurais com poços artesianos. Maués é o primeiro município do interior do estado a receber um projeto nos moldes do Prosamim, que transformou o cenário das proximidades dos igarapés em Manaus. Em Maués vai abranger as lagoas da Maresia, Largo do Prata e Donga Michiles, com indenização a todas as famílias que moram nos arredores desses locais, após avaliação dos imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG