quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Comissão Especial da Câmara aprova PEC sobre perda de mandato



Assessoria do senador Eduardo Braga
Aprovada no Senado

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisou a Proposta de Emenda à Constituição 18/2013, de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) e relatada pelo senador Eduardo Braga (PMDB/AM), aprovou nesta quarta-feira (19) por 12 votos a um o texto votado no Senado. A matéria agora será analisada em dois turnos pelo plenário da Câmara. A proposta torna imediata a perda do mandato parlamentar após condenação definitiva por improbidade administrativa ou quando condenação criminal indicar tal pena.


A PEC 18/2013 reforça o propósito de garantir maior transparência do Congresso e apurar com rigor crimes cometidos contra a administração pública. A proposta altera o artigo 55 da Constituição Federal, que atualmente determina que a perda de mandato deve ser decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta. Independente de uma decisão da Justiça pela cassação, a palavra final atualmente é do Legislativo.

O relatório de Eduardo Braga, que também incluiu o voto aberto para cassação de mandatos, foi aprovado no Senado no dia 11 de setembro passado. Segundo informações da Agência Câmara, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), disse que a PEC será votada em plenário no mês de março. Na Comissão Especial da Câmara, a matéria foi relatada pelo deputado Raul Henry (PMDB/PE).


Assessoria de Imprensa

61-3303-6228

Contatos: Brasília - Ciléia Pontes: 61-8124-3009

Manaus - Rodrigo Araújo: 92 -9116-2273
Para mais informações:
www.senadoreduardobraga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG