terça-feira, 1 de março de 2011

POLÍTICA – Como agem nossos Políticos


*Aldemir Bentes de Maués
terça-feira, 01 de março de 2011

“Quem não te conhece que te compra” esse linguajar comum em nosso meio, retrata muito bem o jogo político no município de Maués.
Os detentores do poder, que há 18 anos se revezam no comando do município, estão arquitetando um plano para permanecerem dirigindo o nosso município nos próximos 08 anos ou mais..
A história começa em 1988 com a vitória de Luiz Canindé que foi sucedido por Beto Michiles. Em seguida, houve uma laguna na continuidade desse grupo, com a vitória de Carlos Esteves.
Em 2000, o atual grupo voltou ao poder com a eleição de Sidney Leite e Vice Jackson Léda. Sidney foi reeleito, aí seu Vice era Belexo. Com a renúncia de Sidney, assumiu o resto do mandato o atual prefeito Belexo.

Belexo foi reeleito para um mandato até 2012.

Como em 2012 Belexo não poderá concorrer à eleição, o grupo que o sustenta politicamente, optou por um plano que pudesse dar continuidade na longa estada desse grupo no poder.
Sidney Leite, renunciou e concorreu a vice governador na chapa de Amazonino Mendes, perdeu a eleição e dessa forma, o grupo arquitetou desde então, o plano que está sendo seguido à risca por seus membros.

Usaram a tática da briga política. Sidney Leite, aos olhos da população, rompeu com Belexo. Estava montado o cenário e desde então, Belexo não comunga mais das mesmas idéias de Sidney Leite. Para dar maior credibilidade a essa briga, Sidney Leite nem subiu no palanque de Belexo para apoiá-lo na última eleição.
Por sua vez, Belexo vem se revelando um “excelente” e “atuante” ator. Está cumprindo todos os itens do acordo. Sidney foi eleito Deputado Estadual na eleição de 2010.
A administração de Belexo vem se revelando em uma administração incapaz de resolver os diversos problemas da municipalidade. Obras conveniadas não são acabadas, outras, mesmo inauguradas, não funcionam adequadamente. O caso do salário dos professores também faz parte do jogo político. Para desencadear ainda mais o caos, o prefeito se mudou para Manaus, onde mora e só vem a Maués nos finais de semana. Dizem que está estudando e que sua residência já é Manaus, que além de seus estudos na capital, também detém negócios comerciais particulares.

O plano está dando certo e já começa a render frutos. Nas ruas, nas conversas de esquina, a população comenta sua indignação pela qual a mesma está passando. A falta de emprego e oportunidades está evidente no município. Enquanto isso, só o “pessoal” do poder a cada dia aumenta seu patrimônio pessoal, esnobando das pessoas de bem de Maués.
O desfecho será em 2012. Para dar autenticidade ao plano, certamente Belexo apresentará um candidato para sucedê-lo. Sabe-se que quem quer que seja não será eleito.

Com o caos administrativo que se agravará ainda mais nessa metade de ano e no ano da eleição, surgirá o candidato “salvador da pátria”. Este candidato, fará duras críticas a atual administração e apresentará soluções para “todos os problemas” enfrentados pelo município.
Este candidato será Sidney Leite, alguém duvida?

Já se pode até prever a justificativa para sua candidatura, “tive que deixar o meu mandato de deputado para salvar meu povo”, “o meu povo está precisando do meu trabalho e eu sou escravo do meu povo, por isso, voltei”.
Enquanto isso, Belexo sumirá de Maués, vai ficar em Manaus cuidando de seus interesses pessoais. Com sua ausência, o povo, de memória curta, esquecerá das mazelas administrativa que foi sua gestão.

Mas, esporadicamente, seu nome será lembrado, para que a população não o esqueça definitivamente. Isso se dará lentamente, à medida que o mandato de seu sucessor chegue ao fim. Se houver reeleição, na sequencia, acreditem, não se descarta a possibilidade da volta de Belexo como candidato a prefeito de Maués e com amplas possibilidades de vencer.
Então, é preciso que a população de Maués faça uma leitura e releitura dessas possibilidades.
Se nós, população, não tomarmos a iniciativa de mudar a nossa história, o atual grupo político jamais deixará de governar nossos destinos.
Pense nisso! É hora de mudanças e as mudanças devem ser pensadas e repensadas. Ou você acredita nessa briga? Isso nunca existiu.
Mas se surgir um novo nome de consenso, livre desse câncer que apodreceu nosso município? Haverá choro e ranger de dentes. O primeiro ato da nova administração será implantar definitivamente a transparência na administração pública do município. Segundo, expulsar dos quadros da administração, todos os puxa sacos e sungadores das verbas públicas. Nomear pessoas capazes, preparadas e comprometidas com o desenvolvimento e bem estar do povo de Maués.
Ainda tenho esperança que um dia o nosso sonho aconteça! Espalhe esse sonho, divulgue-o!

Boa noite!
*Aldemir Bentes é escritor, formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués.

E-mail: aldemirbentes.maues@hotmail.com
Acesse o Blog: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=

Um comentário:

  1. Caro Aldemir, se isso esta correndo para esse final acho que a terceira via que é o Alfredo, seja mais inteligente,ele deveria chamar os descontentes e conversar em particular com cada um, haja vista acredito eu, que deve ter muita gente do governo descontente com esse prefeito, os que estão e os que já sairam dele, não acredito que ele não tenha tido ainda essa ideia, basta ter bom senso.
    Com Humildade se consegue muita coisa ou negocia.

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG