quinta-feira, 17 de março de 2011

CRIME AMBIENTAL - Esgotamento polui Igarapé e SEDEMA assiste de camarote.























As fotos foram coletadas no dia 17/03/2011 - quinta-feira - às 17:45 - são da Rua Alfredo Guimarães, a rua que circunda o Igarapé Ramalho Júnior, na cidade de Maués, conhecida como a Terra do Guaraná.
Os resíduos coletados pelo esgotamento sanitário, são fezes humanas despejadas das residências na canalização subterrânea, captadas por contençoes em forma de fossas.A partir das fossas, esses resíduos DEVERIAM ser lançados até a Unidade de tratamento, onde seriam armazenados nos tanques para decantamento. Após esse processo, os resíduos em forma de água, deveriam seguir para o filtro e em seguida, retornariam para a natureza num nível baixo de poluição que certamente não causaria nenhum dano ao meio ambiente.
Ocorre que o projeto foi mal executado e está sendo mal administrado. O decadente poder público municipal, ainda não disse para a população de quem seria a responsabilidade pela administração dessa tão importante obra para a saúde das pessoas.
Mas, por falta de um governo responsável e operante, os erros detectados ninguém assume, assim, ninguém resolve NADA.
Quem deveria fiscalizar e tomar às providências para coibir e até punir os responsáveis pela poluição do meio ambiente seria a SEDEMA DE MAUÉS. Entretanto, essa secretaria só funciona através de slides, em projetos, na mídia, porém, em ações concretas, deixa muito a desejar.É inoperante e não aje como deveria agir.
As fotos mostram o CRIME AMBIENTAL que o esgotamento sanitário mal planejado e mal operado, está causando ao Igarapé do Ramalho Júnior/Largo do Prata. Os dejetos das fezes humanas estão sendo despejados diretamente no igarape e este, já demonstra um alto grau de poluição. Em grande parte daquela área, as plantas aquáticas em tom verde forte, nada mais são do que os sinais da poluição praticada por quem deveria fiscalizar, coibir e punir: o poder público municipal.
Esse CRIME AMBIENTAL já foi denunciado várias vezes, a secretária da SEDEMA já foi comunicada por telefone e verbalmente e disse que a responsabilidade era do SAAE e que o mesmo iria tomar as providências. No dia 14/03/2011 após a apresentação das metas da SEDEMA para 2011, conversamos com a secretária executiva do órgão, Sra. Shirley Antunes, que no momento estava representando a secretária a qual relatamos o problema e nenhuma providência foi tomada. O esgoto sanitário continua a despejar os dejetos de fezes humanas no Igarapé.
Como que por ironia, na área existe uma placa alertando moradores para não jogarem lixo naquele local. Então, lixo não pode jogar (concordamos) mas fezes humanas pode! É isso? Se nada for feito é sinal de que o tão propagado slogan "quem ama cuida" está rindo às nossas custas e nos taxando de ignorantes.
Acorda SEDEMA e resolve o problema, os moradores do local não aguentam mais o mau cheiro.
Por favor, não queremos que algum vereador venha a discutir a qualidade ou validade das fezes, como discutiram sobre a madeira, mas sim, discutam a solução do problema, ali naquela área moram pessoas, nossos irmãos que precisam de saúde boa para viverem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG