domingo, 16 de outubro de 2011

Aumento do ônibus

Marcelo Ramos - Deputado
Os usuários do transporte coletivo de Manaus estão pagando o preço da demagogia do prefeito Amazonino Mendes, que descumpriu um contrato em vigor, aumentou a tarifa, depois reduziu e depois aumentou de novo, tudo sem qualquer critério e sem diálogo com a sociedade.

Tarifa pública tem que ser reajustada, mas com critério, diálogo com a sociedade e definindo mecanismos de contrapartida de uma boa prestação dos serviços.

No Executivo, a Prefeitura perdeu completamente o controle do sistema, são mais de 300 carros onde só deveriam existir 150, os veículos não respeitam os pontos de parada e andam superlotados. Entre impor a sua autoridade e retomar a legalidade, o prefeito preferiu acabar indiretamente com o modelo ao estabelecer a absurda tarifa de R$ 5,50.

É óbvio que uma trapalhada dessas seria derrubada pela justiça. E foi.

Se por um lado a atitude demagógica do prefeito tem causado toda essa instabilidade no sistema, por outro, a incompetência e ineficiência do Governo do Estado tem nos feito perder a oportunidade de uma solução estruturante do transporte coletivo em Manaus, já que tendo disponível R$ 800 milhões desde o início do ano passado para investimentos no setor, até hoje não conseguiu executar os recursos.

A consequência de tudo isso é uma gravíssima crise do sistema, com péssimo atendimento para a população e um trânsito caótico diante da corrida para o transporte individual.

No transporte coletivo, nem o governo pode insistir na demagogia e nem a oposição pode cair no discurso fácil e irresponsável. É preciso um pacto a bem da cidade. Um pacto de retomada do controle do sistema, com definição de critérios claros de reajuste da tarifa, com estabelecimento de índices de eficiência e qualidade para as empresas, com definição de obras de infraestrutura viária necessárias pela melhoria do serviço e um pacto de retomada da legalidade, com cumprimento da Lei do Executivo, com combate ao transporte clandestino. Outro caminho nos levará ao caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG