domingo, 1 de abril de 2012

CRÔNICA DE PRIMEIRO DE ABRIL

*Por Aldemir Bentes de Maués, um apaixonado por Maués.
A pequena cidade de Maués, outrora chamada de Luzéia, surgida de uma aldeia indígena e depois, dominada pelos portugueses, se formou de uma miscigenação de grandes aventureiros, sonhadores, índios e bravos nordestinos. Encravada à margem direita do Rio Maués Açu, essa cidade possui infinitas belezas naturais e um povo extremamente dócil e hospitaleiro.
Aos poucos, foram chegando outras famílias, notadamente árabes, judeus, italianos e japoneses.
O município logo foi se destacando e se destaca até hoje, graças ao seu maior e mais conhecido produto, o GUARANÁ.
Nos dias de hoje, Maués é uma cidade próspera, temos o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de todo o Estado do Amazonas. Esse índice, mede a qualidade de vida das pessoas. As políticas públicas são levadas a sério pela administração municipal.
A Educação funciona 100%. O município paga os melhores salários a seus educadores e os prédios escolares são preservados adequadamente, tanto da zona urbana, quanto da zona rural, com reformas constantes. As ruas da cidade são amplas, bem cuidadas, iluminadas adequadamente e o lixo doméstico é coletado diariamente. A maioria das comunidades rurais possuem poço artesiano e luz elétrica. A saúde aqui é lavada a sério, não falta remédio, o atendimento no hospital de emergência é feito de forma que nenhum paciente fica na espera por mais que o tempo suportável, salvo em casos de extrema emergência.
Não existe nenhuma obra paralisada ou inacabada na cidade, todas são concluídas e funcionam perfeitamente, contribuindo para o bem estar da população. A cidade não possui lixão a céu aberto, o tratamento do lixo residencial e hospitalar são tratados e depositados no aterro sanitário da cidade.
Parte da população é servida pelo esgotamento sanitário da cidade que funciona satisfatoriamente, contribuindo para a diminuição de doenças parasitárias.
A água oferecida a população é da melhor qualidade, sem interrupções, 24 horas por dia em todos os bairros da cidade.
A administração do município presta contas dos recursos públicos diretamente a população, disponibilizando em diversos locais, publicando nas emissoras de rádio locais e na internet em tempo real.
As licitações são efetuadas de forma transparente, com acesso a informação através da mídia local e regional, assim, qualquer cidadão sabe quando ocorre qualquer licitação de interesse do município.
O prefeito acompanha as ações do governo nos locais e jamais viaja, somente em casos de extrema necessidade para resolver os problemas municipais ou na busca por recursos.
O funcionalismo municipal recebe 1/3 de seu salário, todas as vezes que sai em férias, e, as férias de todos os funcionários são gozadas anualmente, sem acúmulo.
As vias públicas não possuem nenhum buraco, exceto, aqueles que surgem inesperadamente, mas, logo sofrem intervenções e são tapados quase que simultaneamente.
Aqui, o poder público não usa o rádio para mostrar as ações públicas, a própria imagem da cidade e testemunhos das pessoas falam por si.
Funcionários fantasmas ou com desvio de função, não existem no funcionalismo público, todos os funcionários entraram por meio de concurso público, exceto, alguns contratados e os de cargos de confiança.
Aqui, não existe perseguição política e os adversários, têm liberdade total para expor seus pontos de vista, sem retaliações por parte do poder público.
Resumindo, Maués é o maior exemplo de administração pública que existe atualmente, servindo de modelo a diversos municípios brasileiros e também, de laboratório para pesquisadores de todo o Brasil e do mundo.
Assim é Maués...
HOJE É PRIMEIRO DE ABRIL, BOM DIA A TODOS!

*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, domingo, 01 de abril de 2012 – às 08:04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG