sábado, 31 de maio de 2014

CONSELHO DE SAÚDE DE MAUÉS REAFIRMA LUTA A FAVOR DO SUS



Aldemir Bentes




Maués - Nos dias 28 e 29 de maio de 2014, os conselheiros de Saúde de Maués, foram representados pelos senhores, Aljair, Pedro Paulo, Aldemir Bentes e Dra. Sheila Said, secretária de saúde, na XVIII Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde que aconteceu em Brasília, no Centro Internacional de Brasília - CIB
Na ocasião, mais de 500 participantes, “abraçaram” simbolicamente o STF como forma de demonstrar apoio total e irrestrito a favor da permanência do SUS como patrimônio do Povo Brasileiro.
Havia no Supremo, uma ação do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, cujo objetivo é tornar legal a tal “Diferença de Classe”, na qual, o SUS passará a ter duas linhas de atendimento, uma para os RICOS, os quais poderiam PAGAR por fora a diferença dos custos e até escolher seu médico e na outra ponta, os POBRES, que sem poderem pagar a diferença, ficariam a mercê de vagas e filas como as que já conhecemos.
O argumento dos gaúchos, se baseia no extinto INAMPS, na época em que somente tinha previdência, quem tinha as carteiras assinadas, os demais, ficavam de fora.
Não devemos retroagir, afinal, a Constituição de 1988, instituiu que saúde é dever do estado e direito de TODOS.
Assim, conclamamos a toda a população que faça valer seu voto e exija de seu candidato, o compromisso de defender o SUS.
E a quem interessa essa mudança? As companhias de seguro, as empresas privadas de saúde, aos grandes laboratórios, aos fornecedores de aparelhos e equipamentos médicos/hospitalares, pois eles tratam a saúde como “negócio”, assim, os lucros que irão auferir é o que interessa.
E mais, as empresas de saúde privada são isentas do imposto de renda, assim, se esses recursos forem aplicados na saúde e fiscalizados pelo povo, a saúde irá melhorar consideravelmente.
E ainda existe no Congresso Nacional, o Saúde Mais 10, cujo objetivo é obrigar o Governo Federal a destinar para a saúde, um percentual, pois atualmente, ele, o governo federal só obriga os estados e municípios a investirem na saúde, percentuais que chegam em até 25% de seus orçamentos, mas, ele, não pratica um percentual explicito e comprometido.
Desta forma, estaremos reproduzindo um relatório para prestação de contas junto ao Conselho de Saúde e secretaria de saúde do município.
Vamos TODOS a favor do SUS, o maior patrimônio do Povo Brasileiro.
Marcações:conselho-de-saúde-de-maués-reafirma-total-apoio-ao-sus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG