terça-feira, 6 de maio de 2014

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS 06.05.2014


Com informação da Assessoria da Prefeitura de Maués

PROJETO “VIVA MAUÉS, A PREFEITURA NO SEU BAIRRO” SERÁ LANÇADO NO SÁBADO

Neste sábado (10) a Prefeitura de Maués vai lançar o Projeto “Viva Maués, a Prefeitura no seu bairro”, seguindo o modelo da Prefeitura Itinerante que deu certo na zona rural. Todas as secretarias estão envolvidas com o programa e já iniciaram os serviços que irão culminar no sábado. O Bairro Mirante do Éden é o primeiro a receber o Projeto que chega para inovar com atendimento direcionado a população. A Secretaria de Obras começou o trabalho de capina, roçagem e limpeza das ruas do bairro que terá todo o sistema de iluminação recuperado e as principais vias asfaltadas. A Secretaria de saúde já está fazendo levantamento das necessidades da população do bairro para oferta de serviços e ações, dentre elas visitas domiciliares às famílias de locais alagados pela cheia do rio. No sábado serão montadas barracas para os atendimentos.

MAUÉS RECEBE MUTIRÃO DE CATARATA NO FINAL DE SEMANA

No próximo dia 9, sexta-feira, Maués recebe a equipe médica do Dr. Jacob Cohen para o 1º mutirão de cirurgias de catarata desse ano. A triagem acontece no dia 10, de 8 às 17:30h, no auditório do hospital Dona Mundiquinha. De acordo com a Secretária de Saúde Sheila Said, a prioridade são pessoas a partir dos 45 anos que estejam acometidas pela doença e com necessidade de cirurgia para remoção da catarata.
Ela informa que há obrigatoriedade de documentos como RG,  Cartão SUS e comprovante de residência para consulta. As cirurgias estão programadas para o dia 13 de maio, semana que vem.


ALUNOS DE MAUÉS SERÃO PREMIADOS EM CONCURSO SOBRE A DENGUE

Alunos de Maués que venceram o concurso escolar sobre a dengue, nas categorias Redação, Slogan e Desenho, serão premiados em Manaus nesse dia 08 (quinta-feira). A campanha contra dengue foi realizada esse ano na cidade, com mobilização do Núcleo de Educação em Saúde e escolas do estado e município. A secretária Sheila Said acredita na importância dessas iniciativas para o controle da dengue, uma vez que as crianças desse conhecimento para promoção e prevenção da saúde.


SOLTURA DE QUELÔNIOS DO URUPADI ACONTECE DIA 19

Está confirmado para o dia 19 de maio a soltura dos quelônios do projeto MUQUEU (multiplicação dos quelônios do Urupadí) de iniciativa dos moradores do pólo XI. Segundo José Cristo, coordenador do projeto a ação contará com a presença do prefeito Pe. Carlos Góes, Secretária de Meio Ambiente Bezonete Almeida, demais secretários e autoridades convidadas. O projeto teve adesão dos moradores que contribuíram com a criação e conservação da espécie. Ele disse ainda que trabalha para implantar em Maués, o projeto pé de pincha municipal. Um das lideranças do Urupadí, Adeilson Gomes, o “Dedeco”, agradeceu o apoio do prefeito padre Carlos Góes que tem sido parceiro e incentivador do projeto. Ele destaca que as praias do setor são propícias para a procriação dos quelônios.

COORDENADORES REÚNEM PARA DISCUTIR LUZ PARA TODOS

Cerca de trinta coordenadores estiveram reunidos na Prefeitura de Maués para discutir as demandas do Programa do Governo Federal Luz para Todos. Segundo o Secretário Executivo de Governo Wender Medeiros, a área do médio Apocuitaua e Maués Miri, deve ser atendido com o programa nas próximas semanas. As demais regiões, estão sendo estudadas para implantação. Durante a reunião também foram discutidas limpeza, abertura, manutenção das estradas e apresentação de novas demandas.

PREFEITURA INVESTE 15 MIL EM PREMIAÇÃO DA COPA DO INTERIOR

Para incentivar ainda mais o esporte de Maués, o Prefeito Pe. Carlos Góes, confirmou a premiação de R$ 15 mil para a realização da Copa do Interior. A copa reúne cerca de 150 equipes masculino e feminino dos pólos do município. Segundo o presidente da Liga mauesense de futebol Natanael Lavareda, a prefeitura vai investir nas categorias que receberão gratuitamente os equipamentos, através de parceria entre Prefeitura e AmBev. A competição deve acontecer a partir do mês de julho.

ASFALTAMENTO ATINGE TODOS OS BAIRROS E CENTRO DE MAUÉS

O governo municipal e o Governo do Estado trabalham juntos no recapeamento asfáltico que esta alcançando todos os bairros. A empresa MCW contratada pelo Governo do Estado iniciou os trabalhos de recapeamento na Rua Anita Guimarães, Bairro São Domingos, também conhecido “Torre da Vivo”. As ruas do Bairro do Éden, também estão recebendo tapa buraco. Na Rua José Oder Nogueira, Bairro Santa Luzia estão sendo executados os trabalhos de sarjeta e meio fio.

SECRETÁRIA AVALIA CURSO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

A Secretária de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Bezonete Almeida participou do Curso de fiscalização ambiental realizado em Parintins e contou com a participação do IPAAM, IDAM, DAF e IBAMA. Os municípios de Maués, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Parintins e Novo Airão participaram do curso e discutiram as problemáticas de cada município e as formas de solucioná-las através de troca de experiência e parcerias.
De acordo com a Secretária, após os trabalhos, todas a s secretarias de meio ambiente destes municípios irão formalizar documento que será enviado aos governos federal e estadual para que possam disponibilizar mais projetos direcionados ao meio ambiente. Bezonete informou ainda que nos dias 8 e 9 de maio irá acontecer o FOPES (Fórum Permanente de Secretários de Meio Ambiente do estado do Amazonas) onde serão encaminhadas aos poderes executivos do estado e da união as demandas, além de outros temas que serão abordados.

SEDEMA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO E ENCONTRO COM A EMBRAPA

Buscando aperfeiçoar os serviços ofertados a população, a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Maués, tem participado de uma série de encontros, cursos e capacitação. A chefe de gabinete da SEDEMA/Maués, Vanildes Soares, representou o município no encontro com universitários e a EMBRAPA, onde foi visitada a agricultura assistida pelo órgão em Rio Preto da Eva, e apresentados projetos trabalhados nos municípios. Ela participou também reunião na Assembléia Legislativa do Estado onde foi discutida o aterro sanitário. Estiveram representando neste encontro o município pelo Poder Legislativo o Presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, vereador Luís Carlos e a vereadora Ana de Carli.  A Secretária de Meio Ambiente Bezonete Almeida, falou do encontro e destacou também os projetos que estão sendo trabalhados em Maués para que seja concretizada a desativação do lixão. Segundo ela a associação dos catadores de resíduos e material reciclável, parceiro neste projeto, deve receber nos próximos dias bicicletas que darão suporte para que os catadores possam recolher os materiais nas residências, uma vez que a cerca patrimonial, não permite mais que pessoas adentrem a área do lixão. A Secretaria também está trabalhando a construção do PEV (ponto de entrega voluntário). Para que a coleta dos catadores e o PEV possam funcionar. Bezonete diz que a população será essencial para acompanhar todo este processo, e iniciar os trabalhos de separação do lixo orgânico e reciclável.

CONTINUA PROMOÇÃO TV DA COPA DA FEIRA PERMANENTE

Os feirantes da feira permanente de Maués, continuam a promoção TV DA COPA. Na compra a partir de dez reais o cliente recebe o cupom, preenche, deposita e concorre a uma TV de 32 polegadas para assistir a copa do mundo. O administrador da feira Ocione Cunha, disse que a iniciativa partiu dos próprios feirantes. Ele fala da organização, e destaca que mais de quarenta famílias estão sendo beneficiadas com os boxes da feira.

ZONA RURAL RECEBE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

Uma equipe de vacinadores está intensificando a campanha contra Influenza na zona rural, na região do Apocuitaua. Além da imunização contra a gripe, o PNI inseriu também a 3ª dose contra HPV. A ação se estende até sexta-feira (09). De acordo com a Central de Vacina, outra equipe também sai do município hoje à tarde, tendo como programação as duas campanhas. Dia 06, serão atendidas as comunidades do Pupunhal e Limão Grande. Dia 07, comunidades do Maués Miriu. Dia 08, Castanhal de Baixo. A informação foi dada pela vacinadora Tude dos Santos, do PNI.

ESCOLAS RURAIS RECEBEM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 
A tecnologia agora faz parte das escolas rurais do município de Maués.
Através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), cinco escolas municipais foram contempladas com laboratório de informática onde constam cinco computadores e uma impressora. O programa educacional tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. A Secretaria Municipal de Educação acompanha a instalação dos equipamentos. Foram contempladas as escolas Senadora Eunice Michiles (Comunidade são João),Escola  Senador João Bosco(Comunidade N.S.Lourdes do Curuçá), Escola Alfredo Maister(Comunidade Novo Alvorecer), Escola Lauriano Freire(Comunidade Osório da Fonseca), Escola Edmundo Xavier Albuquerque( Comunidade São Pedro). Maués, foi contemplado pela adesão e compromisso do município com as diretrizes do programa, cadastramento do prefeito no sistema e a inclusão das escolas no Proinfo.

BAIRRO DO ÉDEN COMEÇA A RECEBER SERVIÇOS DO PROGRAMA VIVA MAUÉS

O Bairro do Éden será o primeiro a receber os serviços do Programa Viva Maués que segue os padrões da Prefeitura Itinerante realizado na zona rural. Durante toda a semana o Bairro receberá atenção total da Prefeitura em todas as áreas. Hoje pela manhã a Secretaria de Obras iniciou os trabalhos de capina, roçagem  e limpeza das ruas. Uma das prioridades do prefeito será a recuperação das ruas que receberão a operação tapa buraco. As ruas do bairro também terão o serviço de iluminação recuperado.  No sábado a Prefeitura intensifica as ações de saúde, serviço social e de cidadania aos moradores do Éden.

MAUÉS VAI PROMOVER CAMPEONATO DE BYBOY

No próximo 31 de maio, maués realiza a primeira batalha de byboy intermunicipal. O evento será realizado no Ginásio Leão Martinelly e as inscrições podem ser feitas com o DJ Luis Augusto e Roni Solimões.
São convidados os municípios de Parintins, Itacoatiara, Manaus, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Nhamundá. Cada participante paga 20 reais na inscrição. Os coordenadores informaram que haverá premiação até o 4° lugar.  A modalidade ganhou dimensão em Maués e o município passou a ser reconhecido por seus competidores que foram campeões em Parintins na realização da Caravana da Juventude.

MUSEU DO HOMEM ABRE AS PORTAS PARA EXPOSIÇÃO DE RAFAEL FARACO

 Museu do Homem de Maués confirmou a programação da 12ª semana Nacional dos Museus a ser realizado no município nos dias 14 e 15 de deste mês de maio. Nesse ano o tema será: as coleções criam conexões .
A gerente do Museu, Nazaré Afonso informou que haverá exposição do acervo dos quadros doados pelo mauesense Rafael Faraco e visita guiada. A exposição poderá ser vista no horário da manhã e da tarde.
Rafael Faraco doou sua coleção de quadros ao município em janeiro de 2013.A coleção é constituída de 137 quadros  que guardam a memória das famílias Faraco e Limongi que teve papel preponderante na vida econômica de Maués.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG