terça-feira, 19 de maio de 2015

GUARANÁ DE MAUÉS SERÁ O PRIMEIRO A TER O SELO DE IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICO NO AMAZONAS

Josene Araújo
Prefeita Interina Ana Di Carli recebe o projeto do IG do Guaraná
Técnico do SEBRAE apresenta projeto do Guaraná e sua IG
Maués - O guaraná de Maués será o primeiro produto in natura a ter o selo de Identificação Geográfica (IG), no Amazonas. Após dez anos o projeto está em fase de conclusão, graças à parceria da Prefeitura de Maués com o Sebrae. Na segunda-feira (18) o representante do Sebrae, Jorge Hayden, fez a entrega do projeto ao Conselho do IG com a presença da prefeita em exercício, vereadora Ana Di’Carli Antunnes, Secretário de Geração Emprego e Renda, Sidney Barreto e secretários municipais.
Muito apreciado por suas características, o Guaraná de Maués desponta com grande potencial para os mercados interno e externo e comercialização sob as formas de refrigerante, bastão, pó e xarope.
Diante desse cenário, o Sebrae-AM e a Prefeitura investiram na identificação pela necessidade de proteção do produto com a consultoria especializada do Núcleo de Tecnologias Ambientais da Fucapi que realizou diversas ações, com a finalidade de obter o registro (selo) de Indicação Geográfica do guaraná de Maués.
O objetivo do projeto é caracterizar a guaranicultura no município de Maués de forma a demonstrar suas particularidades e aptidão para a Demarcação Regional.
O trabalho contou com a participação das associações de produtores de Maués (Ascamd/ Ascampa/ Aprempuram) e irá beneficiar cerca de 150 produtores.
De acordo com Jorge Hayden, o Sebrae prorrogou o contrato da Fucapi até julho data de previsão de conclusão do processo no INPI.
Ele agradece e disse que foi no governo do Prefeito Pe. Carlos Góes, o Sebrae encontrou a parceria.  “Ficou bem visível,  antes não tivemos todo esse apoio, não tivemos a mesma parceria em outros municípios”, disse Hayden.
Segundo ele a partir de Maués, o Sebrae abrirá novos caminhos para o IG de outros produtos no Amazonas. 
O Secretário de Geração Emprego e Renda, Sidney Barreto ressaltou que o IG visa proteger o produto e alavancar a economia. Ele enfatizou que houve um investimento do Sebrae em R$ 400 mil. “Maués tem sofrido ao longo dos anos com a pirataria com guaraná inferior ao nosso e o IG nos garante a qualidade”, disse o Secretário.
O guaraná de Maués se destaca por alcançar teores de cafeína e qualidade do produto em geral que são únicos no Brasil e no mundo.
Josene Araújo
Assessoria de Comunicação - ASCOM MAUÉS
92 -993468822

Marcadores: divulgação-guaraná-sebrae-apresenta-o-projeto-do-ig-do-guaraná-de-maués

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG