quinta-feira, 14 de maio de 2015

José Ricardo homenageia assistentes sociais e cobra concurso público para ampliação do mercado de trabalho

Manaus, 14 de maio de 2015.
 Os assistentes sociais foram homenageados nesta quinta-feira (14) em Sessão Especial em homenagem ao Dia do Profissional da Assistência Social, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Na solenidade, de autoria dos deputados José Ricardo Wendling (PT), Luiz Castro (PPS), Sabá Reis (PR) e Sinésio Campos (PT), foram abordadas as conquistas e os desafios dessa que é uma profissão de caráter socieducativo e de pres­­tação de serviços à sociedade.

             Para o deputado José Ricardo, a homenagem justifica-se pelo importante papel exercido pelos profissionais de assistência social na construção de uma sociedade mais humana e com bem estar social para todos. “Profissionais que estão nas mais diversas áreas, mas com o desafio de estar ocupando o seu espaço no mercado de trabalho, principalmente, pela profissão ter sido regulamentada recentemente, em 1993”, disse ele, ressaltando a necessidade de atuação dos assistentes sociais no serviço público, como as escolas. “Participei dos debates para aprovar emenda constitucional que prevê assistentes sociais e psicólogos nas escolas do Amazonas. Uma urgente necessidade que confirmo toda semana quando em visita às unidades de ensino. A luta agora é retirar da Constituição para que seja uma realidade”.
             A presidente do Conselho Regional de Assistência Social, Maria Francenilda de Oliveira, disse que a luta da categoria é pela valorização do profissional do serviço social, com competência técnica para o exercício da profissão. “Já tivemos muitas conquistas, mas são muitos os desafios para delimitarmos o nosso espaço no mercado, pois em vários locais de trabalho não há nem ao menos espaço para realizar o atendimento mais humanizado”, afirmou ela, enfatizando que o propósito da categoria é defender os direitos humanos, de forma intransigente.
             De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais, Márcia de Souza Sahdo, a categoria precisa ser consultada no momento dos debates que acontecem no plenário da Assembleia Legislativa relacionados aos direitos dos profissionais. “Defendemos concurso público, revisão de Plano de Cargos e Carreiras, já que os salários estão defasados e a regulamentação das políticas públicas para o serviço social no Estado e nos demais municípios do Amazonas”.
 Sobre a profissão
A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão. Mas, para expressar os avanços da profissão e o rompimento com a perspectiva conservadora, hoje, a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662, de 7 de junho de 1993, que legitima o Conselho Federal de Serviço Social e os Conselhos Regionais.
 Na ocasião, foram homenageados alguns profissionais que, ao longo da sua trajetória, têm se dedicado integralmente à profissão, como Vera Pereira, da Pastoral da Criança; Neila Gomes, do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM); Luiza Marilac, do movimento de mulheres; Maria Marques, dos movimentos populares; e Marilene Batista, do Centro de Direitos Humanos.
 Dentre os participantes da Sessão Especial estão: Conselho Regional de Assistência Social, Sindicato dos Assistentes Sociais, Secretaria de Estado da Assistência Social, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além de diversos profissionais da assistência social no Amazonas.
Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
 Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG