quinta-feira, 7 de maio de 2015

José Ricardo cobra da Prefeitura presença dos guardas municipais para garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo

Manaus, 07 de maio de 2015
 
O deputado José Ricardo Wendling (PT) está encaminhando Indicação à Prefeitura de Manaus para que coloque os guardas municipais nos terminais de ônibus, como ainda que garanta iluminação pública nesses locais. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), em resposta à cobrança que o parlamentar fez para a implementação de um Plano de Segurança nos terminais, nos coletivos e nas paradas de ônibus da cidade, informou que está providenciando solução ao problema, com ações para coibir a violência. Mas o órgão também disse que a Prefeitura de Manaus tem sua parcela de responsabilidade, já que os terminais são do Município.

“Concordo com a Secretaria. Por isso, já estou efetivando essa cobrança ao Município, juntamente com a manutenção da iluminação pública. Sabemos que a péssima iluminação pública de muitas áreas, inclusive, dos terminais e paradas de ônibus, favorece os assaltos”, disse ele, ressaltando que em 2013, ocorreram cerca de 900 assaltos nos ônibus da cidade; em 2014, cerca de 950; e nos primeiro quatro meses deste ano, já passaram de 400 as ocorrências dentro dos coletivos.

 De acordo com José Ricardo, a proposta de criação desse Plano de Segurança se deu por denúncias recebidas pelo mandato e também como resultado do trabalho realizado pelo vereador Waldemir José, que fiscalizou recentemente 27 linhas de ônibus, totalizando quase 200 coletivos. “E um dos principais pedidos dos usuários, motoristas e cobradores foi a intensificação da segurança nos terminais de ônibus, que chega a ter um assalto registrado todos os dias, principalmente, entre 17h e 19h”, explicou.
 
MEC está apurando denúncia de desvio na merenda escolar na Seduc

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), respondeu denúncia feita pelo deputado José Ricardo no ano passado sobre a falta de qualidade da merenda escolar servida aos alunos da rede estadual de ensino e possíveis desvios de recursos públicos, ao se reduzir a composição nutricional da refeição. “Sabemos que, em muitos casos, é servido refresco com pão aos estudantes das escolas públicas, isso quando tem”.
O FNDE abriu processo interno para apurar essas denúncias. Somente em 2013, o Governo do Estado recebeu do Governo Federal mais de R$ 26,1 milhões para garantir educação alimentar e nutricional aos estudantes da rede estadual de ensino, por meio da merenda escolar.
 
“Mas, na prática, o cardápio planejado junto ao MEC era um e o executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nas escolas públicas era outro, muito mais pobre em termos nutricionais”, explicou o deputado, informando que, além do FNDE, também denunciou essa situação no Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU) para apuração e investigação. “Não dá para aceitar que se desviem dinheiro da merenda das crianças, um direito fundamental. Iremos acompanhar o desenrolar dessas investigações”.
Assessoria de Comunicação

Cristiane Silveira

(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306


Meg Rocha

(92) 3183-4388/ (92) 8244-3264/ (92) 9484 3264


Para mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG