quarta-feira, 24 de junho de 2015

Deputados de oposição apresentam requerimento para realização de audiência sobre o Plano Estadual de Educação

Manaus, 23 de junho de 2015.
Deputado José Ricardo (PT) Foto de arquivo
 
           Os deputados José Ricardo Wendling (PT), Luiz Castro (PPS) e a deputada Alessandra Campêlo (PCdoB) apresentaram um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para que seja realizada Audiência Pública para debater o Plano Estadual de Educação (PEE). O projeto de lei do PEE chegou hoje à Casa, apenas dois dias antes do prazo final para aprovar essa proposta, que é o dia 24 de junho conforme determina a Lei Federal nº 13005/ 2014 que trata do Plano Nacional de Educação.

                A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa estabeleceu o prazo de três dias para que os deputados analisem o PEE e possam apresentar emendas para aprimorá-lo. “O Governo teve um ano para debater com a população em geral, os professores, os profissionais da educação, pais e alunos, os interessados na elaboração deste projeto, mas não criou os canais para ouvir as sugestões do povo. Esse Plano tem um papel fundamental para a melhoria da educação do nosso Estado, porque nele deverá constar as diretrizes e metas a serem alcançadas até 2024”, ressaltou.
             Para José Ricardo, é necessário estender o prazo por mais dias, do contrário o projeto de lei será aprovado na Assembleia sem grandes discussões. Cerca de 14 mil sugestões foram enviadas ao Fórum Estadual de Educação, que discutiu a proposta no dia  29 de maio de 2015, em uma audiência pública realizada no Studio 5 Centro de Convenções, mas que não foram consideradas.      
          Durante a elaboração do PEE no Poder Executivo Municipal, o parlamentar encaminhou 75 propostas vindas de diversos debates com professores, estudantes, pais e sociedade civil, para a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas (Seduc) e ao Fórum Estadual de Educação. Dentre quais: garantir avaliação periódica das estruturas físicas das escolas; implementar gradativamente educação de tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas da capital e interior do Estado; implantar programa estadual de universalização das bibliotecas nas escolas; e aplicação de, no mínimo, 30% do orçamento do Estado e municípios para investimentos na educação.
     E no dia 25 de maio deste ano, o deputado promoveu uma Audiência Pública para ouvir as sugestões dos estudantes do Amazonas que foram excluídos da Comissão de Sistematização do documento base do Plano Educação e das discussões para o seu  aperfeiçoamento no chamado “Dia D da Educação”.


Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306

Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG