terça-feira, 9 de junho de 2015

José Ricardo vota contra projeto que autoriza o Ipaam a conceder licenciamento ambiental sem a prévia autorização dos órgãos federais

Manaus, 09 de junho de 2015.
Deputado José Ricardo (PT) - foto de arquivo
 O deputado José Ricardo Wendling (PT) votou contrário ao Projeto do Governo do Estado estabelecendo que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) conceda licenciamentos ambientais no Amazonas, sem esperar a análise de órgãos federais que têm essa prerrogativa, como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério da Saúde, Fundação Cultural Palmares e Fundação Nacional do Índio (Funai). A proposta foi aprovada em plenário na Ordem do Dia de hoje, por 14 votos a favor e três contrários.
O Estado alega que há muita demora na liberação desses licenciamentos por parte dos órgãos federais e fez essa mudança na legislação com base apenas numa Portaria interministeriais, de 24 de março de 2015.

Para José Ricardo, não há segurança jurídica numa proposta que está baseada somente em uma portaria, e não em uma lei. “Temos conhecimento que o Ministério Público irá se manifestar contrário a esse projeto. Se essa portaria for revogada, cai por terra essa mudança. Como ficam esses empreendimentos, se o Estado concede licenciamento e depois os órgãos federais alegam erro, ou está comprometendo um patrimônio histórico ou está em área indígena ou em sítios arqueológico? Não sou contra o Governo, sou a favor de votarmos em algo que, de fato, favoreça o Estado”.
O deputado chegou a propor que o Governo do Estado dialogasse com o Governo Federal, buscando profissionais técnicos necessários, como arqueólogos, até em outros estados, mas obedecendo a competência dos órgãos federais envolvidos na concessão de licenciamentos ambientais. E questionou o fato desse Projeto ter sido aprovado em reunião conjunta nas comissões técnicas, mas sem a presença do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável, deputado Luiz Castro (PPS). “Se não houve a convocação do presidente desta Comissão, então esse parecer em conjunto não poderia ser válido”, alegou ele.

Deputado vota contrário ao Projeto do TCE

O Projeto de Lei do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que altera a Lei do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores deste órgão, também foi aprovado na Ordem do Dia de hoje, com voto contrário do deputado José Ricardo. “Aumentaram em 39% a tabela dos valores salariais dos servidores de nível médio e mantiveram benefícios a dezenas de pessoas que foram elevadas de nível médio a nível superior de forma ilegal, sem concurso público. O TCE não está acima da Constituição. No serviço público tem que ser valorizado a carreira, e não os apadrinhamentos”, afirmou o parlamentar.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA) já havia decidido que o TCE deveria enquadrar esses funcionários novamente em nível médio, o que não estava sendo cumprido pelo Tribunal de Contas, de acordo com o deputado. “Muitos atuam no órgão em cargos de chefia, por contrato temporário. Uma afronta à Constituição Federal. O TCE quis regulamentar a situação, equiparando os salários desses funcionários que foram atingidos pela decisão judicial, reajustando a tabela de valores para todos os trabalhadores de nível médio. Uma decisão questionável”.

Para o parlamentar, o TCE é um órgão de fiscalização dos recursos públicos e deveria ser o primeiro a cumprir as ordens judiciais. “Essa matéria precisaria ser melhor discutida por esse Parlamento. Mas aqui funciona diferente”, concluiu.
  
Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306

Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com


Para mais informações:

www.facebook.com/josericardo.wendling

www.facebook.com/DeputadoJoseRicardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG