segunda-feira, 29 de junho de 2015

Caprichoso supera temporal e leva o 50º Festival de Parintins

Caprichoso em sua segunda noite no Festival Folclórico de Parintins
Caprichoso em sua segunda noite no Festival Folclórico de Parintins (Lucas Silva)
Superação. A palavra marca o 21º título do Caprichoso, grande campeão do 50º Festival Folclórico de Parintins. Com 12,5 pontos de diferença, o bumbá azul e branco superou o rival Garantido mesmo após ter enfrentado um temporal na primeira noite de apresentações, dia 26. A chuva que varreu Parintins levou o Caprichoso a cancelar o ritual indígena da primeira noite e adotar uma série de adaptações nas noites seguintes.
Mas valeu a pena. E o boi venceu o rival inclusive na noite da chuva. O tema deste ano, “Amazônia”, encantou jurados e os torcedores. O Caprichoso levou para a arena do bumbódromo o amor pela floresta em três capítulos: “Amazônia, o Encontro dos Povos”, “A Arte da Criação” e “Amazônia nas Cores do Brasil”.

O presidente da agremiação, Joilto Azedo, comemorou o título, primeiro de sua gestão. “A chuva que enfrentamos na primeira noite impulsionou nossos artistas e nossa torcida. Isso é incontestável. Mas é importante destacar que o Caprichoso se preparou para ser campeão", disse ele, ressaltando os meses de trabalho – iniciados em setembro de 2014 – e os reforços que fez no Conselho de Arte do boi, chamado por ele de "espinha dorsal do boi". 
NOITE A NOITE
A primeira noite foi do boi Caprichoso, com 418, 9 pontos. O Garantido ficou com 412,1. Entre os destaques da abertura da festa, a sinhazinha do Caprichoso,  Karyne Medeiros,  que recebeu nota 10 de todos os jurados. O desempenho se repetiu nas outras duas noites de festa. 
Na parcial da segunda noite, que foi bem mais equilibrada, o Caprichoso ampliou a vantagem para 6,9 pontos. O boi azul obteve 415,7 pontos nesta noite. O Garantido teve 415,6. 
No final o boi azul ficou com 1254,3 pontos, contra 1241,8 do vermelho. Edmundo Oran, que estreou como amo do Caprichoso, ganhou do experiente Tony Medeiros na terceira noite de apresentações. Uma das disputas mais acirradas foi no item individual levantador de toadas, em que David Assayag venceu Sebastião Júnior por pequena diferença de pontos: 60 a 58,7.
No geral, o Caprichoso se saiu pior nos itens individuais. Além da vitória do levantador de toadas, também foram superiores apenas o apresentador e a sinhazinha do boi azul. O Garantido venceu com a porta-estandarte, o amo, o pajé, a cunhã e o próprio boi - que em evolução levou 10 de todos os jurados, contra 59,1 do Caprichoso. Houve empate nas notas das rainhas do folclore. 
A diferença a favor do Touro Negro veio de itens coletivos e de conjunto. Neles, o Caprichoso venceu o festival do início ao fim. O polêmico ritual indígena, pontuado inclusive na noite em que não entrou na arena, gerou diferença de meio ponto a favor do azul. Mas a vitória mesmo veio com os dois pontos a mais que a Marujada de Guerra impôs à batucada. E ao 1,9 ponto do item toada/letra e música. Essas foram as duas maiores diferenças de pontuação, seguidas pelas notas no item coreografia, com vantagem de 1,3 ponto para o azul.  Confira mapa da apuração.
PROTESTO
Ao final da apuração, o presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, protestou contra o resultado, que ele chamou de vergonhoso. "Peço desculpas aos patrocinadores e ao torcedor que veio a Parintins. O que aconteceu aqui é lamentável". Mais cedo, o Garantido entrou com pedido para anular a apuração. O documento, com referências à denúncia de manipulação de jurados, foi desconsiderado pela Comissão Julgadora, que impugnou o pedido (leia aqui). O boi vermelho, que tem 30 títulos, venceu as duas últimas edições do festival.
POVOS TRADICIONAIS
Membro do conselho de arte do Caprichoso, Márcio Braz explicou que o foco do espetáculo do Touro Negro foram os povos tradicionais da Amazônia – índio, negro e branco –, e a cultura formada a partir da união deles na mesma região. “Abordamos a Amazônia pelo prisma dos povos que contribuíram para a nossa formação cultural”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG