terça-feira, 16 de junho de 2015

MP-AM começa a investigar ganho de patrimônio de deputados

Notícias / Política

Evolução patrimonial dos deputados Augusto Ferraz, Bi Garcia, além do deputado estadual licenciado Sidney Leite serão investigadas.

terça-feira 16 de junho de 2015 - 7:45 AM
Da Redação / portal@d24am.com
Deputado licenciado Sidney Leite na lista dos investigados
Manaus - O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou, nesta segunda-feira (15), procedimentos para investigar evolução patrimonial dos deputados estaduais Augusto Ferraz (DEM), Bi Garcia (PSDB), além do deputado estadual licenciado Sidney Leite (PROS), atual secretário de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade.
No caso de Augusto Ferraz e Sidney Leite, a promotora de Justiça Neyde Trindade instaurou procedimentos preparatórios para apurar notícia veiculada na imprensa local de que os dois parlamentares  adquiriram, durante o exercício de mandato de deputado estadual, “bens cujo valor mostra-se desproporcional com a renda do agente público”, cita a promotora nas portarias de instauração dos procedimentos.
Sobre Augusto Ferraz, a portaria da promotora cita reportagem onde é afirmado  que, entre a declaração de bens apresentada ao TSE para o registro de candidatura no último pleito e a declaração de bens apresentada à ALE, houve uma variação patrimonial positiva de até 171%. No caso de Sidney Leite, a evolução patrimonial foi de 9%. 
Ainda nas portarias, a promotora determinou o sigilo da investigação, “considerando a inexistência de ilícito conhecido atribuído ao investigado; cuidarem das informações prévias de indícios colhidos de documentos fornecidos pelo próprio investigado, o que depõe a seu favor pela aparente desnecessidade de ocultação da sua situação patrimonial; e o cargo exercido”, cita  a promotora.
Sobre o deputado Bi Garcia, o promotor de Justiça Edilson Queiroz Martins instaurou um inquérito civil público para apurar denúncia de que, em seis meses, a evolução patrimonial do parlamentar cresceu 30%.
Na portaria, o promotor não decretou o sigilo das informações e determinou que o parlamentar encaminhe cópia de documentos, ao mesmo tempo que esclareça com precisão a situação de bens que possui, “identificando-os com suas características específicas, informando, ainda, suas situações atuais”, cita o promotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG