sábado, 6 de junho de 2015

PT Municipal debate com a população transporte público e mobilidade urbana

Manaus, 6 de junho de 2015.
Deputado José Ricardo (PT) participou do Seminário

                 O Seminário sobre Transporte Público e Mobilidade Urbana realizado neste sábado (6) pelo PT Municipal contou com a presença de mais de 200 pessoas, representantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias. O evento que teve como palestrantes  o mestre em engenharia de trânsito, professor da Universidade Federal do Ceará e ex-diretor de Transporte em Fortaleza (CE), Ademar Gondim, e o doutor em Engenharia de Transportes, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pesquisador na área de transporte, mobilidade e acessibilidade de populações urbanas, Geraldo Alves, teve como proposta levar a discussão destes temas para junto da população.


            Este é o primeiro debate do ciclo de seminários denominado “Construindo uma nova Manaus”, que abordará todo o mês um tema de relevância para a capital amazonense,  com o intuito de apresentar ao final um Projeto contendo as soluções dos problemas debatidos. A iniciativa tem como apoiadores os parlamentares do PT, deputados estaduais José Ricardo Wendling e Sinésio Campos, vereadora Rose Matos e vereadores Waldemir José e Professor Bibiano. “Transporte público e mobilidade urbana são assuntos de interesse do povo. E, se ele for chamado com certeza vai contribuir com o debate, porque sabe onde estão os gargalos da cidade. A população tem que ser incluída nesta discussão para junto ao poder público encontrar a melhor alternativa e com menor custo. Hoje as empresas de transporte coletivo recebem dos governos, federal e estadual, e da Prefeitura, o somatório de R$ 104 milhões anuais, entre incentivos fiscais e subsídios, mas não se vê melhorias no serviço”, salientou José Ricardo.

         O professor Ademar Gondim que trouxe a experiência de construção de um transporte eficiente para Fortaleza, onde hoje há vias exclusivas, tarifas diferenciadas como: cheia, social, hora social, “domingueira” e a integração temporal, ressaltou que a interação com os usuários foi fundamental  para a implantação de um modal mais adequado para a realidade da cidade. “As tarifas diferenciadas têm dado certo em Fortaleza porque passamos a enxergar o transporte público como atividade meio. Facilitando o transporte coletivo estamos injetando dinheiro na economia, a pessoa se desloca para obter renda ou para fazer renda”, explicou.
       
           A necessidade da participação da sociedade e da academia na elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana também foi destacada pelo professor Geraldo Alves.  O especialista frisou ainda, a importância de usar os rios como vias de transporte, principalmente no sentido Zona Leste-Centro, como uma alternativa para desafogar o fluxo nas principais ruas, e de se criar vias que liguem as diversas Zonas de Manaus.
           A partir deste seminário formou-se um grupo de trabalho que irá aprofundar as propostas apresentadas durante o debate. 

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