terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FIM DE SEMANA TRÁGICO - TRÊS MORTES EM MAUÉS E UMA EM BOA VISTA DO RAMOS

Prezados leitores, estou postando esta notícia, não como matéria jornalística e sim, como uma forma de repudiar a violência que, aos poucos, está voltando ao nosso dia a dia. Alguns fatores estão contribuindo para que a violência mostre sua face e no decorrer da narração dos acontecimentos, iremos abordar esse assunto que contribui, de certa forma, para a impunidade presenciada por nossa sociedade.
No sábado, o jovem de nome Kenedy, morador da Rua Gualter de Almeida, Santa Luzia, foi morto por duas pessoas que estavam em uma moto. A polícia agiu rápido, prendendo os acusados, um deles, ex-presidiário. Na Estrada Miri Moraes, a Rua do Hospital, o jovem Ildemar Andrade, filho do casal Nelcy e Cerou, faleceu em consequencia de acidente de trânsito. Na Rua Amazonas, no Bairro da Maresia, faleceu de morte natural, a senhora Luzia, com 86 anos de idade. No vizinho município de Boa Vista do Ramos, a criança de nome Romário (08 anos), morreu por afogamento nas águas do Paraná do Ramos. O acidente aconteceu no lugar chamado de Boca do Urubu. A criança era filho do senhor Raimundo, conhecido como Cabeça de Alho. O mesmo teria caído nas águas barrentas do Paraná do Ramos quando seu pai, pediu para que ele esperasse na beira, enquanto ele subia no barco para funcionar o motor de luz. Após funcionar o motor, procurou pela criança, não a encontrando no lugar deixado. Até a noite de hoje (30/01/2012 - segunda-feira), apesar das buscas ininterruptas, o corpo da criança ainda não havia sido encontrado.
Mas, a morte do jovem Kenedy que mais chocou a população. Ele foi atacado quando caminhava na subida da Rua João Verçosa Rolim, ao lado da TV e Rádio A Crítica. Seus assassinos, comentam alguns pessoas em seu velório, estavam caçando o jovem desde cedo, quando ele, Kenedy, estava ensaiando na bateria da Escola de Samba de Santa Luzia. Depois do ensaio, ele e outros colegas, foram ver o ensaio de outras escolas e quando voltavam para suas casas, foram atacados pelos elementos. A princípio, conseguiram correr, ele e um primo seu, se dispersando um do outro. Kenedy buscou socorro em uma casa e contou que dois elementos em uma moto estavam querendo matá-lo. Refeito do susto, ele ainda solicitou que um mototaxista o levasse até sua residência, o que foi negado, assim, ele continuou a caminhar em direção de sua casa. No caminho, os seus perseguidores o avistaram e voltaram a perseguí-lo e o assassinaram com várias estocadas de faca quando ele tentou passar para o lado interno do terreno da Rádio A Crítica buscando escapar de seus assassinos.
A sociedade de Maués que há muito tempo sofre pelo descaso das autoridades do município, agora está a mercê da violência. A cidade, apesar do bom trabalho da polícia, está sem Promotor de Justiça e sem Defensor Público.
A polícia faz seu trabalho, usa seu serviço de inteligência, investiga e prende. Mas. falta a Promotoria que nesse caso, oferece a denúncia ao juiz e o defensor que atua na defesa de quem não pode contratar um advogado. Como os procedimentos têm prazos, os presos sequer são levados a júri popular por falta dessa estrutura tão necessária em um estado de direito democrático. Como cada um desempenha sua função, a ausência da promotoria, os vigilantes do cumprimento da lei, deixam muito a desejar, apesar da população contribuir com seus impostos para serem atendidos pelo Estado. Ultimamente, mais de 100 presos foram liberados por excesso de lotação na cadeia pública do município, após a intervenção de uma força tarefa que veio de Manaus. O Júri popular não consegue ser instalado, pois sempre faltam o promotor e o defensor público. O prédio onde funcionava as duas instituições, Ministério Público e Defensoria, esta´obsoleto, precisando de reformas ou até, a construção de um prédio digno para que a justiça esteja de fato presente para servir aos anseios do cidadão.
A desmotivação por parte da polícia aumenta a cada soltura de presos temporários que, por decurso de prazo, são postos em liberdade.
Assim, se faz necessário e urgente, a presença permanenete, com domicílio em Maués, de um Defensor público e de um promotor, para que a justiça possa estar presente na vida dos cidadãos de Maués.
Temos no município, apenas um juiz e um delegado que muito tem feito a favor da sociedade, está faltando um pedaço da justiça em Maués.
Esperamos que os governos do município e do Estado, possam, urgentemente, resolver o problema da falta de Promotor e Defensor na cidade de Maués, um dos município de maior importância do Estado do Amazonas, que infelizmente, está perdendo espaço para a violência, por ausência do estado para combater a criminalidade tão crescente e trazer a paz aos cidadãos de bem dessa cidade.

Um comentário:

  1. venho aqui em nome do GRES: Mocidade De Santa Luzia prestar aos familiares os nossos sentimentos pesares e dizer que nossa bateria show e a grande furiosa bateria está de luto... Kenedy se mostrava muito prestativo em nossas atividades um ritimista assiduo que de baixo de sol ou chuva estava ali e junto com o os nossos guerreiros faziamos o nome da Furiosa ... Eu como um dos diretores e aprendiz de mestre me sinto muito triste pois alem de colega era visinho ele prestava seus serviços em minha casa tornando se um funcionario meu sempre honesto comigo eu podia deixar minha casa aberta que quando voltasse tudo estava no lugar kenedy vá com deus saudações vermelho e amarelo uhuh eh mocidade uhuh eh furiosa

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG