sábado, 28 de março de 2015

A VISITA DO MINISTRO PATRUZ ANANIAS AO PUCU

Aldemir Bentes
Maués, sábado, 28/03/2015 – 11:09 – 11:51h
ARTIGO
A antiga escola e o prédio novo (foto de arquivo do autor)
Ao escrever este artigo, ao som da música da campanha vitoriosa de Padre Carlos Góes, “Eu sou Filho Desta Terra” na voz inconfundível de Davi Assayag, me vem à cabeça, um filme e retorno, lá, nas barrancas do Alto Rio Apocuitaua, especificamente, a Comunidade de Santo Antônio do Pucu.
Era fim de tarde de mais um dia de campanha, Rio Apocuitaua acima, furos, igarapés, todos, onde dava para irmos, lá estávamos nós, levando esperança e pregando a mudança que precisava ser feita.
O mês era outubro, últimos dias de campanha, a nossa comitiva éramos: Ornam Alencar, figuraço, sempre contando “piadas”, sem repetir nenhuma, o bravo Davi, quieto, mas muito amigo, Toca, sempre reservado, mas, quando eu e Ornam contávamos uma piada para descontrair, ele sorria.
Naquela tarde, fim de tarde, chegamos ao Santo Antônio do Pucu. Fomos recebidos pelos comunitários, depois de anunciarmos o motivo de nossa visita, nos reunimos no centro comunitário, que também servia de escola.
Encontramos uma Comunidade abandonada e os comunitários “duvidosos”, mas, pudemos notar a esperança e a vontade de realizar esta mudança em seus olhares.
A Comunidade estava sem energia, o motor, contaram, foi levado para ser consertado e nunca mais retornou para a Comunidade. A Escola, de madeira, sem banheiro, estava em ruínas, prestes a desabar, por precaução, as aulas estavam sendo administradas na Igreja Católica e em outro local (centro comunitário), juntando os turnos vespertino e noturno, pois o mesmo foi prejudicado por falta de energia elétrica.
Conversamos com os comunitários e eles se mostraram atenciosos e receptivos com a nossa visita, apresentamos o nosso candidato, padre Carlos Góes e pedimos seus votos, logicamente.
A imagem daquela escola em ruínas, sem nada, sem quadro, sem cadeiras, era a imagem da Educação que há doze anos era levada para a zona rural de nosso município, não saiam de minha memória, surgindo muitos PORQUÊS.
Naquele momento, o que mais a comunidade precisava, na visão deles, era a energia, pelo menos, com a devolução de seu motor de luz que fora levado do local.
Passado a campanha, com a vitória de padre Carlos Góes, voltei ao Santo Antônio do Pucu e para minha surpresa e alegria, lá, naquele lugar de muito abandono, estava sendo erguido uma nova escola, agora, com salas, administração e com banheiros, toda em alvenaria, forro PVC e piso em cerâmica, mas, faltava a luz...
Fiquei emocionado, fotografei e já encontramos os comunitários mais esperançosos...
Voltei mais uma vez ao Santo Antônio do Pucu, desta vez, junto com os companheiros, Wender Medeiros, Apolo Mafra, Estarzinha e o representante da empresa que venceu a licitação para construir a rede de expansão do Programa Luz para Todos em grande parte do Rio Apocuitaua, margem esquerda, saindo do Rio Apocuitaua Miri, Freguesia, Enseada, Ponta Alegre, São João, Bom Jesus, São Benedito das Pedras, São Bento, Monte Horebe, Pucu até a Liberdade.
Ainda era um sonho, ainda era uma promessa...e na oportunidade, já encontramos o novo prédio erguido, coberto, em fase de acabamento...o abandono, o descaso, estava aos poucos, sendo coisa do passado...
Agora, se me for permitido, gostaria de voltar ao Santo Antônio do Pucu nesta visita que o Ministro da República Federativa do Brasil, senhor Patruz Ananias, fará nesta terça-feira, dia 31 de março de 2015, a convite do prefeito Padre Carlos Góes.
O Ministro deverá, junto com o nosso prefeito, Padre Carlos Góes, anunciar novas ações do Governo Federal e estará levando EDUCAÇÃO, pois entregará uma biblioteca denominada Arca das Letras para os alunos daquela comunidade tão esquecida nos últimos doze anos...
Será uma data histórica, para Maués, mas, principalmente, para o povo do Rio Apocuitaua, representados neste ato, pela Comunidade de Santo Antônio do Pucu.
Para aqueles que não têm sensibilidade e nem preza pelo amor às pessoas, nada disso é importante, nada significa, nada produzirá.
Mas, para mim, que vi, que presenciei, que acompanhei, que conversei, que registrei, em fotos e relatos a situação daquele povo, me sinto orgulhoso, feliz e ao escrever este modesto artigo, ao som da nossa música de campanha, lágrimas invadem meu rosto, mas, são lágrimas de felicidade, do dever cumprido, pois, se cada um fazer a sua parte, com certeza, o mundo irá melhorar muito...
Hoje a Comunidade tem energia elétrica do Programa Luz Para Todos, tem uma nova escola, em alvenaria, com banheiros e com certeza, um grande passo para oportunizar os cidadãos e cidadãs daquele lugar, no coração do Rio Apocuitaua, foi dado e precisa continuar, só irá depender de nós.
Parabéns ao povo do Rio Apocuitaua, parabéns ao nosso prefeito Padre Carlos Góes, bem vindo Ministro Patruz Ananias, o povo o recebe com carinho, alegria e muita esperança.

Aldemir Bentes é filho e nascido em Maués, formado em Letras (UEA), funcionário concursado da Eletrobrás Amazonas Energia, apaixonado pela Terra de Maués, a Terra do Guaraná.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG