domingo, 28 de abril de 2013

AGORA RECLAMAM, MAS, QUASE O NOME DE ALMIR GOMES ERA ESQUECIDO


Domingo, 28 de abril de 2013

Aldemir Bentes

INFORMAÇÃO CULTURAL

Quando a biblioteca Municipal ia ser inaugurada, o nome escolhido foi do Dep. Darcy Augusto Michiles, pai do ex-deputado Darcy Humberto Michiles.

Nada contra, no entanto, o nome de um ilustre filho de Maués estava sendo esquecido, tratava-se do nosso poeta Almir Gomes de Almeida.

Só para lembrar a quem tenta esquecer e para dar a conhecer a quem não conhece, eis um pouco da História do nosso poeta.

Almir Gomes de Almeida, nasceu no município de Maués, no Paraná do Urariá de Cima. Estudou em Maués, em Manaus e depois retornou para nossa cidade. Foi funcionário público municipal e sempre esteve ligado as questões poéticas/culturais e do conhecimento humano.

Almir era quem cuidava da biblioteca Municipal, antes, muito antes, a biblioteca funcionava no prédio onde funciona a FNS – Vigilância Sanitária, na Av. Dr. Pereira Barreto, que também, por muito tempo, sediou o SAAE de Maués.

Nos idos anos 70/80, quando íamos para as inesquecíveis aulas práticas de educação física com o professor José Eudes de Oliveira, lá estava o nosso poeta Almir Gomes, saboreando o seu çapó e lendo, pesquisando. Era nesse local a nossa primeira parada, depois da física.

Eu e o meu amigo Barrô, parávamos, tomávamos o capó com o nosso poeta e boquiabertos, ouvíamos seus ensinamentos.

Agradecemos imensamente ao nosso saudoso Almir, pois ele sempre esteve a frente de seu tempo. Na era na qual não havia televisão, internet e a comunicação era feita de forma lenta e na qual, poucos tinham acesso, o Almir foi um grande orientador e despertador de nossos hábitos culturais e busca do conhecimento.

Almir ajudou muitas gerações. Qualquer pesquisa, qualquer informação relacionada ao conhecimento humano, o grande Almir sempre era procurado.

E modéstia a parte, ele sabia de cor e salteado, o livro sobre o assunto pesquisado e mostrava a página e por muitas vezes, ainda fazia o trabalho.

Era exímio datilógrafo, dominava como ninguém, a arte de pesquisar e sabia sobre todos os assuntos relacionados ao conhecimento humano.

Escrevia crônicas, poemas, reportagens, ensaios e todas as formas de escrita que se possa imaginar..

Almir contribuiu, repito, com gerações e gerações e seu exemplo serviu para que muitos jovens despertassem seu lado poético e o hábito pela leitura, o que era o seu combustível de sobrevivência..

POIS bem...

Com a inauguração da nova biblioteca, o nome do nosso amigo Almir Gomes de Almeida estava sendo esquecido pelos comandantes do poder local,dentre eles, um que hoje reclama de um quadro.

O Barrô me procurou e juntos, fomos em busca do reconhecimento da grande contribuição da qual Almir foi protagonista de nossa história.

Sem poder, mas, com argumentos sólidos, procuramos os seus sobrinhos, que a época, pertenciam ao poder.

Procuramos o FILHO e o Zé Valder e falamos sobre o assunto e o desejo do reconhecimento da vida exemplar e contribuição do nosso poeta a sua terra e seus filhos.

Eles entenderam a nossa solicitação e entraram na briga, justa e coerente, afinal, a memória de Almir Gomes sempre esteve ligado aos livros, conhecimentos, biblioteca, etc.

O Filho me repassou farto material sobre o seu tio Almir e de posse desses, construí uma mini biografia do nosso poeta.

A nossa luta teve bons resultados e finalmente, a biblioteca de Maués ganhou o nome do nosso poeta  Almir Gomes de Almeida.

Agora, em pleno século XXI, me aparece um ferrenho defensor da memória de Almir Gomes...querendo ser ele, o responsável pela lembrança e perenização da memória de um dos filhos mais ilustre desta terra chamada Maués.

Nada disso senhores, fomos nós, eu Barrô, Zé Valder e Filho que lutamos e conseguimos que o nome de Almir Gomes de Almeida permanecesse na história de Maués.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG