domingo, 21 de abril de 2013

PREFEITURA DE MAUÉS COMEMORA DIA DO ÍNDIO


Sábado, 20 de abril de 2013

Aldemir Bentes

DIVULGAÇÃO
OBS: Fotos, por inoperância do péssimo serviço de internet oferecido pela Vivo - modem, não foi possível postar as fotos. Pedimos desculpas aos nossos leitores, assim que for possível, postaremos.

RIO MARAU (Maués-AM) – Com a presença do prefeito de Maués, padre Carlos Góes, do vice-prefeito, Dr. Gute, de secretários, vereadores, do delegado Mário Melo, da imprensa e convidados, foi comemorado o Dia do índio na Reserva do Marau, na Vila Nova II, onde estiveram presentes todos os Tuxauas da região que, juntamente com as autoridades municipais, festejaram o dia do índio.

Na quinta-feira, 18, a prefeitura de Maués, através de suas secretarias, ofereceu diversos serviços sociais para os comunitários, assim, foram expedidas 60 Carteiras de Trabalho, 100 Carteiras de Identidade, 30 pessoas receberam atendimento psico-social, 50 cortes de cabelo, 89 manicure, 30 famílias cadastradas no Bolsa Família, 150 pessoas tiraram fotos, 144 crianças receberam treinamento e incentivo para a escovação correta dos dentes, recebendo cada uma, um kit com escova e creme dental, 12 mulheres realizaram coleta para o Preventivo de PCCU e foram distribuídos 1.150 preservativos.

Com essas ações, a comunidade indígena do Marau recebeu os serviços sociais disponíveis do governo municipal no seu local de morada, sem a necessidade de terem que ir até a cidade de Maués, enfrentando burocracias e fazendo gastos desnecessários, assim, a cidadania foi levada até eles, uma nova forma e visão de atuação da prefeitura de Maués, compromisso de campanha do prefeito padre Carlos Góes, como foi lembrado pelo Tuxaua Geral, Tibúrcio Neto.



Estiveram prestigiando o Dia do índio, os vereadores Zequinha Gondim, Ana De Carli, Luiz Rodolfo Púri, Nené Arigó (presidente da Câmara), Edilson Negreiros (Líder do prefeito), secretário de Educação, Luiz Gonçalves, Secretário de Emprego e Renda, Sidney Barreto, Diretor do SAAE, Edmilson Rocha, Secretária de Esporte, professora Eney Brasil, Itermaués, Zé Maria, Sedema, professora Bezonete, Finanças, representante Vicente de Paulo (Galega), Produção, secretário executivo, Albano, delegado Mário Melo e seus agentes,

A comemoração aconteceu na sede comunitária, com a presença de tuxauas de todas as comunidades que integram a reserva do Marau.

As crianças índias fizeram suas apresentações para as autoridades e participantes do evento, mostrando as frutas cultivadas na aldeia. Os prêmios aos vencedores nas competições esportivas, foram entregues pelo prefeito e demais autoridades.

Durante a fala do prefeito, ele anunciou novas ações da prefeitura, pelo menos, duas durante o ano, prestando atendimento para o povo Sateré, afirmando que “essas ações são uma obrigação do governo, não é um favor”, ressaltou.

Segundo o prefeito, Padre Carlos Góes, tudo que se está fazendo pelo povo Sateré, são obrigações, não favores. Nos causa dor, sabendo que muita coisa poderia ter sido feito e não fizeram. Temos que dar aos Saterés, um tratamento diferenciado aqui no Marau e desde já, peço ao secretário de Turismo que inclua a participação deles na Festa do Guaraná já neste ano. E, no decorrer do meu mandato, iremos incluir em todas as secretarias, um representante Sateré, isto já funciona na SEMED. Quanto a não emissão de registro civil, não foi possível atender, haja vista que depende do Cartório, mas, que se encontrará uma forma para que o serviço seja prestado.

Na plateia, estavam representantes das Comunidades: Manjuru, Alto Alegre, Vila Nova, São Pedro, Campo do Meriti, Vila Nova II, N. Sra. Da Liberdade, Sagrado Coração de Jesus, Santa Fé, São Jorge, Nova Jerusalém, Nova Aldeia, Nova América, Livramento I, São Benedito, Serra Nova, Santa Maria 2, Vila Batista, Monte da Bênção, Menino Deus e Santana.

O prefeito relatou o seu encontro e dos vereadores com o Governador Omar Aziz, afirmando que foi muito proveitoso para Maués, pois as reivindicações das prioridades, levadas a ele, conseguimos as seguintes:

02 ambulâncias novas para o Hospital.

Implantação do Ronda nos Bairros, já tratado a nível de Secretaria de Segurança, no qual o delegado Mário Melo está participando do mesmo.

40% do asfaltamento da cidade já foi garantido pelo Governador e os 60%, ficaram na SEINF com a secretária Valdívia para estudo e análise.

As coisas boas vão começar a acontecer no nosso município nestes 04 anos, só depende de cada um de nós. Seis técnicos do município, foram disponibilizados para o Idam e Embrapa, cujo objetivo, é o aperfeiçoamento e acompanhamento dos projetos desenvolvidos por essas instituições, disse.

O vice-prefeito, Dr. Gute, agradeceu a boa recepção e deixou na comunidade, remédios para controle da pressão e treinou o agente de saúde para que o mesmo possa prestar um bom e seguro atendimento aos parentes.

Na segurança pública, o delegado Mário Melo, representando a Secretaria de Segurança, apresentou o seu projeto de abrangência da segurança nos mais distantes lugares do nosso município, implantando na comunidade do Marau, o Agente Voluntário de Polícia, entregando a 22 indígenas, camisas identificadoras e a carteira, conforme portaria expedida pelo Delegado.

Segundo Mário Melo, esse projeto e sua efetivação, se deu graças as reindicações do professor indígena Edilson, que, preocupado com o alto índice de consumo de álcool entre os comunitários, resultando em violência, solicitou do delegado, intervenções mais eficazes e efetivas, daí, relata o delegado, criamos a figura do Agente Voluntário de Polícia, os quais atuarão na Comunidade de sua abrangência, coibindo o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, fiscalizando outros crimes de natureza criminal ou ambiental.

Esses agentes voluntários receberão treinamento, e o Projeto será estendido a outras comunidades do Município, já na região do Marau, muitos Tuxauas procuraram o delegado e querem que seja criado também em suas comunidades.

A ação que aconteceu no Rio Marau, já havia acontecido na região do Rio Maués-Miri e outras comunidades-polo serão atendidas no decorrer dos próximos meses, anunciou o prefeito padre Carlos Góes, é a prefeitura levando cidadania aos povos ribeirinhos, concluiu.

AÇÕES NO RIO MARAU EM NÚMEROS:

60 Carteiras de Trabalho expedidas,

100 Carteiras de Identidade (RG),

30 Atendimentos psico-social,

50 Cortes de cabelo,

89 Manicure,

30 Cadastramento no Bolsa Família,

150 Fotos,

144 Crianças participaram de treinamento sobre higiene bucal, com doação de kit, escova e creme dental,

12 Mulheres efetuaram coleta de preventivo PCCU e

1.150 Preservativos masculinos.

Marcadores:divulgação-dia-do-índio-ações-no-marau

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG